A retomada dos voos entre Santo Ângelo e Porto Alegre será em Fevereiro

Caxias do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana voltarão a receber aeronaves da companhia no começo de 2021. Os voos partindo e chegando em Santo Ângelo como destino a...

482 0

Voos regionais entre Santo Ângelo e Porto Alegre serão retomados. A venda das passagens já está ativa desde a quarta-feira, dia 25 e o primeiro voo desta nova temporada será no dia 1º de fevereiro.

O cancelamento ocorreu no dia 23 de março, devido ao agravamento da pandemia de COVID-19. Com o retorno na data marcada, serão praticamente 11 meses sem a operação da Azul no transporte de passageiros no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju.

A informação foi confirmada pela Azul e dentre as cidades que terão as bases reabertas em 1º de fevereiro estão Caxias do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana, no interior do Rio Grande do Sul. Os novos voos, que seguirão os protocolos de higiene e segurança adotados pela companhia desde o início da pandemia, começaram a ser comercializados nos canais oficiais da empresa desde o dia 25 de novembro.

A cidade de Caxias do Sul, na região das Serras Gaúchas, terá voos diários para Viracopos, em Campinas, principal centro de conexões da Azul no país, de onde o Cliente caxiense poderá se conectar para destinos de todas as regiões do país e até para Fort Lauderdale (EUA) e Lisboa (Portugal). As ligações entre Caxias do Sul e Viracopos serão cumpridas com aeronaves modelo Embraer E1, com capacidade para até 118 Clientes.
Já os voos partindo e chegando em Santo Ângelo e Uruguaiana terão como destino a capital gaúcha, Porto Alegre, e serão cumpridos com aeronaves turboélice ATR 72-600, que contam com 70 assentos, de segunda à sexta-feira. De Porto Alegre, o Cliente terá à disposição mais de dez destinos diretos, como Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (MG) e também para Viracopos, em Campinas.

Desembarque no aeroporto Regional Sepé Tiaraju em Santo Ângelo - Foto: Marcos Demeneghi
Desembarque no aeroporto Regional Sepé Tiaraju em Santo Ângelo – Foto: Marcos Demeneghi

 

Caxias do Sul (CXJ) – Viracopos (VCP)
REABERTURA DE BASE *A partir de 01 de fevereiro de 2021*
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Campinas 08:40 Caxias do Sul 10:20 Aos sábados
Campinas 13:00 Caxias do Sul 14:40 Exceto aos sábados
Caxias do Sul 11:05 Campinas 12:35 Aos sábados
Caxias do Sul 15:25 Campinas 16:55 Exceto aos sábados

 

Santo Ângelo (GEL) – Porto Alegre (POA)
REABERTURA DE BASE *A partir de 01 de fevereiro de 2021*
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Porto Alegre 14:40 Santo Ângelo 16:00 Segunda à sexta
Santo Ângelo 16:45 Porto Alegre 17:50 Segunda à sexta
Uruguaiana (URG) – Porto Alegre (POA)
REABERTURA DE BASE *A partir de 01 de fevereiro de 2021*
Origem Saída Destino Chegada Frequência
Porto Alegre 14:30 Uruguaiana 16:20 Segunda à sexta
Uruguaiana 17:05 Porto Alegre 18:40 Segunda à sexta

Aeroporto de Santo Ângelo foi classificado com 100% de conformidade pela ASOCEA

 

Na última semana, entre os dias 17 a 20 de novembro, a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju de Santo Ângelo/RS foi inspecionada pela Assessoria de Segurança Operacional de Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), órgão que representa o Estado Brasileiro nas recomendações de segurança nacional e internacional, aplicadas aos países signatários da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO/OACI).

 

O Brasil é participante da ICAO e está entre os cinco melhores países do mundo em segurança da Navegação Aérea. Após as inspeções, o Aeroporto de Santo Ângelo foi classificado com 100% de conformidade, sendo destaque entre os provedores de Navegação Aérea no Rio Grande do Sul e no Brasil.

 

A inspeção em Santo Ângelo foi comandada pelo Sr. Cel. Lopez (chefe de equipe ASOCEA) e mais quarto especialistas nas áreas de: AIS Serviços de Informação Aeronáutica; ATS Serviços de Tráfego Aéreo; CNS Comunicações, Navegação e Vigilância e MET Meteorologia.

 

A apresentação do resultado da inspeção aconteceu na sexta-feira, dia 20, com a presença das lideranças e entidades: Mauro Tschiedel, representando a ACISA; Douglas Ciechowiez – Federasul; Carlos Gonçalves

– Vereador eleito; Carlos Pippi – empresário Santo-angelense, Nívio Braz- representando o Deputado Federal Ubiratan Sanderson; Jairo Seger – representando o Deputado Capitão Macedo e Daniel Volpato – representando o Aeroclube de Santo Ângelo.

A empresa privada Paula Gabriela Dalla Porta é a responsável pela Navegação Aérea de Santo Ângelo e atingiu a excelência em cumprir com 100% de conformidade nos protocolos, estando assim, toda a região de parabéns. Esse resultado é fundamental para que os voos de Passo Fundo/RS possam ser transferidos para Santo Ângelo a partir de 11 de janeiro de 2021, até que as obras em Passo Fundo sejam finalizadas.

De acordo com o Comandante do grupo, Coronel Luis Carlos Borges Lopez, “na EPTA Santo Ângelo – SBNM, a palavra de ordem é Segurança. Isso foi ratificado em Inspeção realizada pela ASOCEA, no período de 16 a 20 de novembro, onde o provedor de serviço obteve 100% de conformidade na aplicação do protocolo elaborado com orientações da ICAO/OACI – Organização Internacional de Aviação Civil, permeando as áreas de AIS, ATS, CNS e MET, ratificando assim a preocupação deste operador rádio como um dos destaques no Estado do Rio Grande do Sul. Parabéns Brasil, Rio Grande do Sul e Santo Ângelo pela excelência na prestação de serviço de Navegação Aérea”.

Para o presidente da ACISA, Felipe Fontana, “o Aeroporto Regional de Santo Ângelo tem todas as condições para se tornar um dos principais aeroportos do Estado do Rio Grande do Sul, além de ser um forte propulsor do desenvolvimento regional que poderá unir grande parte do norte do Rio Grande do Sul para qualquer lugar do Brasil”.

Neste artigo

Participe da conversa