Semana Cultural terá atrações virtuais e será aberta domingo

Programação será realizada até o dia 17, destacando os 315 anos da Redução de Santo Ângelo Custódio e os 79 anos da Biblioteca Pública Municipal

249 0

A 29ª edição da Semana Cultural de Santo Ângelo será aberta no domingo (8) com programação sendo transmitida pela internet. O tema será “Contando e cantando as Missões” e as atrações serão realizadas até o dia 17.

O patrono desta edição é José Roberto de Oliveira, professor, escritor, engenheiro de Operação Civil, especialista em Administração, mestre em Desenvolvimento e um apaixonado pela história e pela cultura missioneira.

O secretário municipal de Cultura e Esportes, Marco André München, lembra que o tema escolhido é uma homenagem a Redução de Santo Ângelo Custódio, que completa 315 anos de fundação no dia 12 de agosto. Também será destacada a Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay que está completando 79 anos neste mês.

A comissão organizadora da Semana Cultural é formado pelo secretário München e pelos colaboradores Carlos Alves, Cléber Warpechowski, Douglas Barbosa, Fernando Matiele e Rogério Peppe.

A transmissão dos eventos será realizado pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura, incluindo o canal do YouTube. A abertura terá transmissão, também, pelo canal “O Mundo do CTG” no YouTube.

José Roberto Oliveira - Patrono da 29ª edição da Semana Cultural de Santo Ângelo
José Roberto Oliveira – Patrono da 29ª edição da Semana Cultural de Santo Ângelo

 


Domingo, 8
21h – Abertura da Semana Cultural com o programa “O Mundo do CTG”. O ato de abertura será realizado pelo patrono da Semana Cultural, José Roberto de Oliveira.
Segunda, 9
9 h – Lançamento da primeira edição do Festival Legado da Canção Gaúcha, no auditório do Centro Municipal de Cultura
10h30min – Contando as Missões: o patrono da 29ª Semana Cultural de Santo Ângelo, pesquisador José Roberto de Oliveira, conta relatos sobre a implementação das Reduções Jesuíticas na região que hoje conhecemos como Missões.
15h30min – Lendas: Danieli Maciel retrata lendas presentes em nosso cotidiano, a lenda da Erva Mate bem como a da Pitangueira. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
19h30min – Cantando as Missões: Alusiva as comemorações aos 315 anos de Fundação da Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio (ou Sant’Angel Custódio). O cantor Murilo Vargas apresentará repertório uma homenagem a Santo Ângelo e as Missões.
Terça, 10
10h30min – Contando as Missões: José Roberto de Oliveira falará sobre a Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio.
15h30min – Origens: Sandy Couto, retrata a origem do povo gaúcho e sua formação a partir dos costumes indígenas até os dias atuais. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
19h30min – Cantando as Missões: Odilon Bilia apresenta repertório uma homenagem a Santo Ângelo e as Missões. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura.
Quarta, 11
10h30min – Contando as Missões: O historiador Amilcar Guidolim falará sobre aspectos da Fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio.
19h30min – Um dedo de prosa missioneira: Estreia do vídeo Esculturas Missioneiras com A Turma do Dionísio.
20h30min – Sotaques da Gaita de Botão: Tiago Quadros traz em seu repertório uma homenagem às Missões. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
Quinta, 12
10h30min – Contando as Missões: José Roberto de Oliveira aborda a constituição de Santo Ângelo Custódio.
15h – Trem das Missões: Coletiva de imprensa para lançamento do projeto Trem das Missões.
19h30min – Cantando as Missões: Os cantores Erlon Pericles e Ângelo Franco apresentaram repertório enfocando Santo Ângelo e as Missões.
Sexta, 13
10h30min – Contando as Missões: O historiador Amilcar Guidolin conta relatos sobre o desenvolvimento da Antiga Redução de Santo Ângelo após a implementação da ferrovia e suas consequências futuras.
19h30 – Cantando as Missões: O cantor Eduardo Maycá apresenta músicas sobre Santo Ângelo e Missões.
Sábado, 14
10h30min – Contando as Missões: O diretor de Turismo de Santo Ângelo e guia turístico, Romaldo Melher dos Santos, fala sobre o turismo cultural e a importância do Centro Histórico de Santo Ângelo para a preservação de nossa história.
15h30min – Conto em alusão aos 79 anos da Biblioteca Municipal: Eduardo Riquinho, através de contações de histórias, entra no lúdico dos contos infantis. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
17h30min – Dia Estadual do Patrimônio – Museu Olavo Machado: Terceira edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Através de visita guiada virtual, conheceremos sobre as salas de exposição do Museu Municipal Dr José Olavo Machado.
19h30min – Cantando as Missões: Erlon Pericles e Ângelo apresentam show com músicas sobre Santo Ângelo e as Missões.
Domingo, 15
10h30min – Contando as Missões: José Roberto de Oliveira apresenta relatos sobre a implementação das Reduções Jesuíticas e arte e musicalidade na região.
11h – Orquestra San Angel Custódio: Os maestros Fábio Dalla Costa e Thelma Gomes Pinto trazem em seu repertório uma homenagem a musica erudita e popular.
17h30min – Museu do Cinema: Através de visita guiada virtual, conheceremos o Museu do Cinema Vivaldino Prado.
21h – Programa “O Mundo do CTG”: Programa virtual com participações do Grupo Manotaço e Marinês Siqueira.
Segunda, 16
19h30min – Itaquarinchim, água para Santo Ângelo: Carlos Alves apresenta seu projeto sobre o Rio Itaquarinchim. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.
20h30min –Terra delli angeli: Apresentação do grupo de dança da Etnia Italiana – Italianos nas Missões.
Terça, 17
10h30min – Aniversário da Biblioteca Pública Municipal: Comemoração dos 79 anos de fundação da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay, onde diversos autores falarão sobre a história deste importante espaço cultural do município.
15h30min – Contos: Eduardo Riquinho, através de contações de histórias, entra no lúdico dos contos infantis. Projeto com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, recursos da Lei Aldir Blanc.

Neste artigo

Participe da conversa