A ponte ferroviária do Rio Itaquarinchim

Iniciamos hoje uma série de matérias que destacam lugares que guardam histórias e lembranças do povo santo-angelense, porém, pouco explorados e até desconhecidos de uma parcela mais jovem...

324 0

Ponte Ferrea sobre o Rio Itaquarinchim - Ferrovia - Trilhos 02 (Copy)Iniciamos hoje uma série de matérias que destacam lugares que guardam histórias e lembranças do povo santo-angelense, porém, pouco explorados e até desconhecidos de uma parcela mais jovem de moradores. Bem-vindo a série “Lugares Inexplorados”

A Ponte Ferroviária Sobre o Rio Itaquarinchim é uma estrutura pouco conhecida dos santo-angelenses, mas é parte da história da cidade. Está localizada na zona urbana de Santo Ângelo à 3,6 km da Catedral Angelopolitana. Bastam 13 minutos de bicicleta, 10 minutos de carro ou 46min a pé. O ramal que passa pelo Itaquarinchim liga nossa cidade a Catuípe, Ijuí, Cruz Alta e outras regiões brasileiras.

A inauguração da estação ferroviária ocorrida no ano de 1921 em Santo Ângelo permitiu que a cidade fizesse parte das principais rotas de transporte daquela época e desenvolveu o município, até hoje, considerado um polo regional e a Capital das Missões.

Para encontrar a localização exata deste ponto da ferrovia é possível se referenciar tomando como partida a Estação Ferroviária do Bairro São Pedro, partindo de lá e seguindo pelos trilhos percorrem-se, mais ou menos 1000 metros em direção aos armazéns da CESA. É neste trajeto que a ferrovia encontra o rio.

A ponte ferroviária do Rio Itaquarinchim não é uma engenharia sofisticada, mas é uma obra que permite a passagem das locomotivas e dos vagões, nestes tempos contemporâneos, esporadicamente o trem passa, mas no passado era a principal via de transporte de passageiros e cargas.

“De vez em quando passa o trem”, disse um morador, que por curiosidade aproximou-se da equipe de reportagem. Ele não sabe precisar a quantidade de viagens, mas calcula que o trem passa pelo menos três vezes por mês, aumentando a frequência em épocas de safra agrícola.

O morador também conta que naquele local onde o curso do arroio segue em direção a cidade, ocorrem rituais de batismo. Religiões que realizam imersão nas águas como modo dos fiéis serem iniciados em uma mística de passagem, se utilizam do manancial de água do rio naquela localidade.

Ponte Ferrea sobre o Rio Itaquarinchim - Ferrovia - Trilhos 03 (Copy)

Rio Itaquarinchim - Ponte ferrea - local onde são realizadas cerimônias religiosas de batismo (Copy)

 

Neste artigo

Participe da conversa