22 mil eleitores não realizaram a coleta biométrica

Cartório Eleitoral realiza plantão neste sábado. Quem não coletar a biometria até 11 de março terá o título cancelado

1151 0

Neste sábado, dia 11, o Cartório Eleitoral de Santo Ângelo estará realizando plantão, das 10 às 17 horas, para atender os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico necessário para votar nas próximas eleições.
O cadastramento biométrico é obrigatório e quem não fizer dentro do prazo terá o título cancelado. O prazo final é 11 de março, e até o momento apenas 62,9% dos eleitores do município realizaram a coleta biométrica, restando aproximadamente 22.600 ainda pendentes.
Estes eleitores devem procurar o cartório eleitoral o quanto antes para evitar as longas filas no final do prazo. Os documentos necessários são: comprovante de residência, identidade e título eleitoral (se possuir), para homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.
BIOMETRIA
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Em 2008, pouco mais de 40 mil eleitores experimentaram a novidade, que hoje já alcança mais de 50 milhões de cidadãos.
Conforme dados da Justiça Eleitoral, até o momento 14 estados e o Distrito Federal possuem 100% da população com a biometria, restando ainda 12 estados no processo de recadastramento.

3ac-800x445 (Copy)

 

Neste artigo

Participe da conversa