O Colégio mais antigo da cidade completa 95 anos

Colégio Estadual Onofre Pires foi fundado no dia 13 de maio de 1924 e atualmente possui 1.150 alunos, divididos no ensino fundamental e médio

110 0
Equipe diretiva do Onofre Pires
Equipe diretiva do Onofre Pires

O Colégio Estadual Onofre Pires completa 95 anos na próxima segunda-feira, dia 13. O educandário é o mais antigo da cidade e participou da educação de várias gerações, desde a sua fundação, até os dias atuais.
O colégio está localizado na Rua Bento Gonçalves, bem em frente ao Centro Histórico de Santo Ângelo e atualmente possui 1.150 alunos, divididos no ensino fundamental e médio, distribuídos em três turnos.
A equipe diretiva do Colégio está sob a direção de Aneli Helena Cezimbra e vice-diretoras: Rosemari Zanon Candaten, Elisena Copetti Margutti e Míria Madalena Taube Cunegatto. Segundo a direção, o Onofre possui em seu quadro excelentes professores e funcionários, além de uma equipe pedagógica composta de supervisores escolares e oorientadores educacionais, que se preocupam com a formação integral dos educandos, inserindo-os num contexto amplo de aprendizado, através de projetos que venham ao encontro do interesse do aluno. Além disso, procuram o comprometimento, o desenvolvimento de suas habilidades emocionais, intelectuais e socioafetivas.
A direção agradece toda à comunidade escolar que acredita na proposta educativa que o Onofre Pires oferece a todos os alunos. “Nesse momento significativo para a nossa comunidade escolar, temos muito a agradecer aos pais que acreditaram em nossa proposta educativa, cujos filhos passaram por aqui, e aos que hoje estão colaborando com a nossa história. Aos nossos professores e funcionários que contribuem para torná-la cada dia melhor, o nosso reconhecimento e gratidão”, destaca a direção..

História 

O Colégio Estadual Onofre Pires foi fundado no ano de 1924, com o nome de Grupo Escolar de Santo Ângelo, na Rua 25 de julho, funcionando onde hoje está localizada a loja O Boticário. Em 1926, devido ao grande número de alunos, o Grupo Escolar de Santo Ângelo foi elevado à categoria de Colégio Elementar. O atual prédio foi inaugurado em 1938, com o nome de Colégio Apelles de Porto Alegre. A denominação de Onofre Pires ocorreu no ano de 1944, quando passou a ser denominado ‘’Grupo Escolar Onofre Pires’’.

Neste artigo

Participe da conversa