APAE interage no trânsito com pedágio e caminhada

559 0

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla já iniciou e tem programação até o dia 30 em Santo Ângelo. Ontem foi realizado um pedágio informativo e hoje acontece o ponto alto da interação com a comunidade, pois será realizada uma caminhada pelas ruas do município. As atividades fazem alusão aos 40 anos do movimento Apaiano em Santo Ângelo e 60 anos no Brasil.

 

Na Rua Marechal Floriano na manhã de ontem entre 9h30mim e 11h foi realizado um pedágio informativo em que os motoristas receberam um kit informativo contendo adesivo, porta lixo automotivo e um jornal informativo sobre as atividades da Escola Raio de Sol que foi fundada em 15 de novembro de 1971 e continua atuante em Santo Ângelo.

A escola mantida pela a APAE de Santo Ângelo realiza atendimento regional, num regime de semi-externato funcionando em prédio próprio. Cerca de 300 alunos com deficiência intelectual e múltipla, oriundos dos municípios de Santo Ângelo, Sete de Setembro Entre-Ijuis e Eugênio de Castro realizam atividades educativas regulares.

A caminhada de hoje será feita pelos alunos, colaboradores, pais e convidados. A saída será da Praça Pinheiro Machado e segue pela Rua Marquês do Herval e Av. Brasil até a Praça Ricardo Leônidas Ribas.

A diretora da APAE Santo Ângelo, Ângela Colla, em conjunto com a Gerente Administrativa, Janira do Couto Mânica, explicam que não se trata de uma semana de comemorações e sim reflexiva, para que a comunidade, políticos e instituições em geral percebam a existência desta parcela da população que necessita de apoio e atendimento, reconhecendo seus direitos e refletindo sobre a inclusão social, trabalho que é diariamente desenvolvido pelo movimento Apaeano em todo o Brasil.

Entre as atividades que serão realizadas é possível destacar ainda o I Seminário – Autismo & Possibilidades que será realizado nos dias 29 e 30 de outubro. O enfoque é no “Transtorno do Espectro Autista”, faz parte do trabalho de formação continuada da APE – Santo Ângelo e conta com o apoio da Uníntese. As 150 vagas disponíveis para o seminário foram totalmente preenchidas.

 

Neste artigo

Participe da conversa