O ano de 2022 será de recenseamento

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico e a principal fonte de referência para obter dados sobre as condições de vida da população em todos os municípios...

249 0

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico e a principal fonte de referência para obter dados sobre as condições de vida da população em todos os municípios do País.

A unidade do IBGE em Santo Ângelo é responsável pela estatística das populações dos municípios de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Vitória das Missões e Sete de Setembro. Estima-se que residam nestes municípios o montante de 116.289 pessoas, distribuídas conforme quadro no corpo desta matéria.

Para operacionalizar o trabalho de coleta e processamento dos dados o IBGE realiza concurso público, que está em andamento. A fase de inscrição encerrou na última quarta-feira, dia 29 de dezembro, pois precisa contratar temporariamente as equipes que farão as visitas domiciliares.

Esta pesquisa é considerada fundamental para perceber as características das populações regionais. São levantados dados sobre identificação étnico racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo, entre outros dados.

IBGE - estimativa populacional da região antes do censo (Copy)

Na estimativa populacional do IBGE exposta no quadro, observa-se uma tendência de redução das populações dos municípios menores, exceto Santo Ângelo. O Censo de 2022 deve confirmar ou negar a tendência apontada pelos parâmetros da instituição.

Quadro de vagas do concurso para a região de Santo Ângelo
Quadro de vagas do concurso para a região de Santo Ângelo

 

Neste artigo

Participe da conversa