Repressão intensiva para os crimes qualificados em Santo Ângelo

Sétimo Regimento de Polícia Montada confirma a existência de criminosos com ligação a facções da capital atuando na cidade e intensificou o trabalho de inteligência e repressão qualificada...

3033 0
Brigada Militar realizando trabalho de patrulhamento ostensivo
Brigada Militar realizando trabalho de patrulhamento ostensivo

O comando da Brigada Militar confirmou a atuação de criminosos ligados a facções da região metropolitana em Santo Ângelo e iniciou um trabalho de inteligência e repressão qualificada. Equipes do Pelotão de Operações Especiais e Policiamento Ostensivo do Sétimo Regimento de Polícia Montada atuam de modo coordenado no município e já alcançaram resultados anunciados na tarde de quinta-feira, dia 21 pelo comandante do 7º Regimento de Polícia Montada, Tenente Coronel José Jornada e pelo Tenente Jairo Valler do POE.
Entre os dias 20 e 21 o POE efetuou nove prisões, cinco por tráfico de drogas, três prisões por mandado de prisão e uma recaptura de presos. O número é ainda maior nos últimos cinco dias em que equipes do POE e de patrulhamento ostensivo realizaram pelo menos 20 prisões, em 15 ocorrências.
Segundo o Tenente Valler do POE, as prisões são reflexos da pro-atividade da Brigada Militar em Santo Ângelo, que tem buscado reprimir principalmente crimes como tráfico de drogas, porte de armas e que colocam risco a vida da população.
O caso de maior repercussão foi durante uma abordagem de indivíduos na Praça do Bairro Missões, na tarde da última quarta-feira dia 20. Foi encontrado com eles um revólver calibre 38, com uma munição intacta, uma balança de precisão, uma faca, maconha, cocaína, pedras de crack, um caderno com anotações de controle da venda de entorpecentes, além de R$ 450,00 em dinheiro e mais dois aparelhos de celular. Foi abordado também V.Q.C., que informou ter comprado de W.B.l. uma “bucha de 30”. Diante dos fatos, as partes foram conduzidas à Delegacia de Polícia para providências cabíveis.
Segundo o comandante do 7º Regimento de Policia Montada, Tenente Coronel José Jornada. “Ficou claro que a criminalidade da região metropolitana está vindo para o Interior e a Brigada Militar busca realizar ações para coibir crimes e manter o controle de elementos que vem de lá para cá. Em Santo Ângelo já foram identificados indivíduos com ligação a facções da capital e realizada inclusive prisões”. Jornada ainda frisou que o principal local de atuação destes criminosos é em bairros da periferia da cidade.
A Brigada trabalha com duas linhas de atuação através do patrulhamento ostensivo e do POE, que realiza operações especiais e repressão a delitos cometidos principalmente por “criminosos contumazes”, ou seja, reincidentes no mundo do crime.
Além disso,o Sétimo RPMon conta com auxilio do setor de inteligência, para identificar e prender esse tipo de criminoso, pois na opinião do Coronel é um modo de manter sob controle as ações de violência na cidade e região.
No mês de julho, o Jornal O Mensageiro denunciou com exclusividade, que ameaças tentavam silenciar moradores de alguns bairros da cidade. Pessoas ligadas ao tráfico de drogas e roubo estariam usando o nome de facções conhecidas como “Balas na cara” para impor restrições e tentar silenciar moradores.
Relatos de cidadãos de localizações diferentes do município e sem relações de proximidade davam conta que havia uma tentativa de impor-se como fornecedores exclusivos de drogas. “Vende a nossa droga ou para de vender”.
O Tenente coronel Jornada ressaltou que até o momento a Brigada Militar não tem registros no município de atos violentos praticados por esses possíveis criminosos.

“Os olhos da Brigada”

Jornada destacou que a população deve denunciar crimes ou ações deste tipo, pois a comunidade são os olhos da brigada militar e as denúncias contribuem para que o setor de inteligência identifique os locais mais propensos a crimes e possa por meio do Policiamento Ostensivo, manter a criminalidade controlada.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 e a Brigada Militar garante o total sigilo.
Além do telefone de emergência, o Sétimo Regimento de Policia Montada conta com outra ferramenta que pode ser utilizada pela comunidade para qualquer tipo de denúncia, que é o whatsapp: (55) 99190190.

Tenente Jairo Valler do POE e o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada, Tenente Coronel José Jornada
Tenente Jairo Valler do POE e o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada, Tenente Coronel José Jornada
Neste artigo

Participe da conversa