A assinatura do documento de comprometimento entre Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia para a criação da Rota Internacional dos Jesuítas ocorreu no dia 4 de agosto de 2016. A firma em nome do Brasil ocorreu por José Roberto de Oliveira, coordenador do ‘Projeto Internacional das Missões’ em nome do País, o qual nesse momento representava a Associação dos Municípios das Missões – AMM.
A reunião foi coordenada pelo Ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, com participação do Governador de Misiones, Hugo Passalacqua, Ministro Secretário José Maria Arrúa, Embaixador Liborio Flores Enriquez e outras autoridades do Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.
Os passos a partir da assinatura do documento são a criação de um grupo técnico comum, criação da marca, incorporação das ações necessárias na agenda turística dos países, estados e município e integração com o mundo privado da área territorial.
Outro tema acertado é o lançamento do Caminho das Missões, roteiro a pé entre o Paraguai, Argentina e Brasil, com cerca de 700 km, onde já está se acertando a benção do Papa Francisco para o lançamento mundial da trilha.