O resultado das eleições na palma da mão

Aplicativo da justiça eleitoral permitirá que eleitores acompanhem a apuração das eleições em tempo real

2266 0
Está disponível no Google Play o Aplicativo oficial da Justiça Eleitoral para acompanhar, em tempo real, o resultado das eleições 2016. Os dados serão divulgados a partir das 17h, assim que é concluída a votação e iniciado o lançamento dos dados. O aplicativo é gratuito e disponível para todos os eleitores.
Está disponível no Google Play o Aplicativo oficial da Justiça Eleitoral para acompanhar, em tempo real, o resultado das eleições 2016. Os dados serão divulgados a partir das 17h, assim que é concluída a votação e iniciado o lançamento dos dados. O aplicativo é gratuito e disponível para todos os eleitores.

Acompanhar o desempenho dos candidatos ao cargo de vereador e ao cargo de prefeito nas eleições municipais ficou mais fácil. O eleitor não precisa mais ficar com o ouvido ligado em emissoras de rádio para obter estas informações. O aplicativo (App) “Resultados” disponibilizado pela Justiça Eleitoral permitirá que os eleitores acompanhem em tempo real o resultado da votação de domingo. Basta visitar o Google Play (Android) ou Apple Store (IOS) para instalar o novo aplicativo que permite após às 17h de domingo, dia 2, conferir os votos dos eleitores em seus representantes (prefeito e vereadores).
Os resultados são recebidos por meio de arquivos que saem das urnas eletrônicas e são recebidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesses tribunais, ocorrem as totalizações de tempos em tempos. Cada totalização é compartilhada por meio de conteúdo na internet. Os dados começam a ser atualizados logo após o termino do horário de votação e o eleitor, onde quer que esteja, pode acessar por meio do aplicativo os resultados, basta pré-configurar o aplicativo para mostrar quais cidades você pretende visualizar os gráficos.

eleicoes-04App Boletim na Mão

O “Boletim na Mão”, também disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store e uma ferramenta que permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.
“Assim que acaba a eleição, o resultado da votação já é público. A urna emite o Boletim de Urna (BU), que o eleitor pode conferir no próprio local de votação. Agora, com o QR-Code, ele vai poder escanear uma cópia do BU e levar para casa o resultado da sua seção eleitoral no seu aparelho celular. Com a cópia do BU em mãos, o eleitor pode conferir no site do TSE se aquele boletim foi totalizado pelo Tribunal”, esclarece o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra.

cola-eleitoral-eleicoes-2016Quando, onde e como votar

Neste domingo, dia 2 de outubro os 61 686 eleitores de Santo Ângelo tem 195 seções eleitorais para exercer o direito ao voto. Entre às 8h e 17h horas sem fechar ao meio dia, cada uma destas seções estará equipada com urnas que permitirão usar a identificação biométrica ou eletrônica, pois em Santo Ângelo somente 30% dos eleitores realizaram o recadastramento biométrico. Os demais municípios que compõe a 45ª Zona Eleitoral: Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Vitória das Missões e São Miguel das Missões terão votação exclusivamente por identificação biométrica, tendo em vista que, 100% do eleitorado já fez o recadastramento.

Voto facultativo
Eleitores com menos de 18 anos e com mais de 70 anos, além de analfabetos, não são obrigados a votar e também não precisam justificar a ausência. Mas caso queiram exercer o direito, estão livres para votar neste domingo.

O que é preciso para votar e onde votar?
Basta o eleitor comparecer no local de votação com um documento de identificação com foto e o número dos seus candidatos, inclusive, pode levar a “cola” ou santinho para realizar a consulta dos números do vereador que possui cinco dígitos e da chapa de prefeito e vice-prefeito que possui apenas dois dígitos. Os candidatos do município são:
– Paulo Azeredo (PP) e Fernando Diel (Dem). Número: 11
– Jacques Barbosa (PDT) e Bruno Hesse (PDT). Número: 12
– Paulo Leal (PT) e Cênio Back Wayi (PT). Número: 13
– José Lima Gonçalves (PMDB) e André Marques (PR). Número: 15

Onde votar?
Quem não sabe onde vota pode consultar o local pelo nome do ou número do título eleitoral na internet. Por meio da opção Consulta por nome é possível verificar o número da seção e o local da votação: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome – http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-titulo.
Quem não tem acesso a internet pode usar a “Central de Atendimento ao Eleitor”. Mesmo sem o título em mãos, é possível saber onde votar através da central de atendimento do estado em que o eleitor está inscrito. Poderá consultar a central de atendimento no Rio Grande do Sul: 148 ou (51) 3230-9600 – www.tre-rs.jus.br

Quem está fora da cidade em que vota?
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição. Esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, na página do TSE, nas páginas dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.

Neste artigo

Participe da conversa