A foto registra peculiar ângulo da casa legislativa de Santo Ângelo. Funciona neste espaço localizada na Rua Antunes Ribas, 1111, desde janeiro de 1999. A história do legislativo santo-angelense envolve inúmeros fatos políticos que remontam a data de 1873, no tempo do Brasil império, mais tarde, depois da proclamação da república foi marcada por nomeações improvisadas e também a primeira eleição. Passou pelo golpe de 64 e o período de ditadura. Hoje é considerada a casa do povo.Em resumo, a fase recente conta com 15 vereadores que representam diferentes segmentos e regiões do município e têm a função de legislar e fiscalizar.
As sessões da Câmara Municipal são públicas e se realizam, ordinariamente, às segundas-feiras, a partir das 17 horas, sendo que há transmissão pelo Rádio do “pinga-fogo”, espaço entre às 18h e 19h, dentro das sessões, em que os vereadores falam a respeito de seus projetos e manifestam suas opiniões.
No arquivo do Jornal O Mensageiro uma foto registra momento único na história, quando o atual prédio retratado nesta edição foi reinaugurado, naquele janeiro de de 1999, um ato ecumênico uniu as mãos dos legisladores da época, personalidades que ainda figuram na cena política e podem ser conferidas na foto abaixo.