Mais um passo importante foi dado no projeto que prevê a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade (Unacom) no Hospital Santo Ângelo. Na última quinta-feira, dia 12, o provedor da instituição, Bruno Hesse, recebeu R$ 47. 126,00 em equipamentos doados pelos Lions Clube Santo Ângelo Centro e Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju. No ato do repasse estiveram presentes o vice-provedor, Odorico Bessa Almeida, o diretor administrativo, Sidnei Rugeri, a enfermeira chefe, Maristane Almeida, o presidente do Lions Cube Santo Ângelo Centro, Elio de Oliveira, o ex-presidente, Carlos Ronei Almeida, o ex-governador do Distrito LD4, Leonesildo Berte , o presidente do Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju, Remian Lehnhard, o ex-presidente do Lions Tiaraju, Antônio Machado Filho, entre outros.
Dentre os equipamentos repassados está a Capela de Fluxo Laminar que será utilizada na futura Unidade de Alta Complexidade (Unacom) e centro de infusão de biológicos. Neste aparelho que é feita a manipulação da medicação da quimioterapia e outros . Além da capela foram entregues 10 longarinas com três assentos cada para o setor do raio-X.
Na entrega o provedor agradeceu os Lions Clubes pela parceria com o Hospital Santo Ângelo que tem sido importante. “Sempre lembramos que o processo de recuperação e modernização do HSA não é de uma pessoas, mas de muitas mãos que estão ajudando a instituição a se consolidar como uma referência regional na área da saúde.
OBRA
Depois do repasse dos equipamentos, o provedor Bruno Hesse levou os integrantes dos Lions Clube Santo Ângelo Centro e Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju para acompanhar a obra de adequação para implantar a Unacom em Santo Ângelo.
CAPELA DE FLUXO LAMINAR
O preparo dos medicamentos quimioterápicos é realizado por farmacêutico especializado numa capela de fluxo laminar. O aparelho possibilita a manipulação das drogas, levando em consideração os critérios absolutos de assepsia (medidas que evitam qualquer tipo de contaminação) e as normas de biossegurança.