Hoje, 14 de novembro, é o dia mundial do diabetes. Em todo mundo são realizadas ações e campanhas alertando, esclarecendo e buscando a prevenção da doença. Em Santo Ângelo, o Lions Clube Universitário realizou em parceria com a Gennesis Som e Luz, a iluminação especial da Catedral Angelopolitana. O símbolo da cidade foi iluminado e ganhou efeito azulado. A ação foi realizada durante noite de sexta-feira e madrugada de sábado.
Segundo a secretária Mana Câmera, o Lions realiza durante todo o ano campanhas sobre o assunto, porem nesta data será também feita a iluminação especial da Catedral visando chamar mais ainda a atenção para o assunto.
“Não poderíamos ficar de fora desta campanha importantíssima, pois o diabetes afeta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, a cor azul representa mundialmente o diabetes e por isso resolvemos iluminar a catedral com essa cor”, disse.
A Doença
O Diabetes é caracterizado por altos níveis de glicose (açúcar) no sangue, provocada pela deficiência de produção ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, no Brasil e no mundo.
Uma das formas de descobrir a doença pode ser por meio de um exame de de glicemia, que pode mostrar se um paciente tem ou não a doença. Exercício, controle de peso e adesão a uma dieta saudável permanentemente pode ajudar a controlar e evitar o diabetes. É necessário também monitorar o nível de glicose periodicamente e tomar medicamentos, se prescritos pelo médico.