Vagas deixadas por cubanos foram 100% preenchidas

Santo Ângelo é uma das poucas cidades gaúchas que conseguiram remontar 100% as equipes da estratégia de saúde da família com êxito

1738 0

3-i-Reunião Secretária de Saúde-foto fernando gomes (Copy)Todas as vagas deixadas pelos médicos cubanos foram preenchidas e Santo Ângelo é uma das poucas cidades gaúchas que conseguiram remontar 100% as equipes da estratégia de saúde da família com êxito. Um evento de apresentação dos novos médicos foi realizado na segunda-feira, dia 25. No auditório que fica na Secretaria de Saúde, o secretário Luis Carlos Cavalheiro, anunciou que os moradores do município estão referenciados com 19 locais de atendimento, cada um deles conta com médico, dentista, enfermeira, técnicos, servidores e agentes de saúde, exceto dois postos que não possuem dentistas.
O secretário observou ainda que a administração municipal está fazendo um esforço para melhorar as instalações prediais, com vistas, a qualificação do local de trabalho dos profissionais da saúde e também do atendimento ao público. Segundo a assessoria da administração, durante o mês de março pretende-se reinaugurar as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Nova e do Bairro Subuski.
O Prefeito Municipal, Jacques Barbosa que também participou da recepção, lembrou que é necessário acolher com carinho a população nestes lugares, tendo em vista que a doença deixa a pessoa fragilizada, sendo necessário desempenhar o papel primeiro do servidor público, que é dar atenção e orientar adequadamente os moradores.
O déficit de atendimento com especialistas, tanto consultas, cirurgias, quanto exames, foi lembrado pelo secretário como um desafio, tendo em vista que além das dificuldades normais do dia a dia, existe um atraso de verbas do Governo Estadual, que está na casa de seis milhões.
O atendimento é preferencialmente agendado, no entanto a população pode requisitar uma consulta quando o caso exige rapidez no tratamento. Outra questão que o secretário respondeu é sobre o atendimento de gestantes e crianças. Os 19 médicos estão habilitados para atender as crianças e gestantes, salvo se detectado um problema de saúde que exija atendimento especializado, neste caso, será encaminhado para outros locais de atendimento.

1-i-Reunião Secretária de Saúde-foto fernando gomes (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa