A estrada em que o projeto do Túnel Verde que está em andamento inicia logo após o Bairro São Pedro, na Granja Sossego e o plantio de árvores neste trajeto pretende criar um local de lazer para realização de cavalgadas, ciclismo, caminhadas, rústicas e até de turismo ecológico, tendo em vista o efeito positivo que as árvores produzem aos humanos e ao ecossistema do planeta.
Já fazem parte do túnel árvores como guajuvira, araucária, canafístula, loro, aroeira periquita, figueira, taquara, entre outras.
Na quarta-feira, foram plantadas 180 mudas de grande porte, com aproximadamente três anos, foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente e ajudaram no transplante das mudas alunos do Colégio Pedro II, a Secretaria da Agricultura, Emater, Rotary Cruz de Lorena, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.
Tiele da Silva plantou pela primeira vez uma árvore. Ela é colega de outros 25 alunos do Pedro II, que naquela tarde colocaram a mão e o pé na terra para contribuir com a iniciativa de plantar os 180 ipês roxos no Túnel Verde.
Uma intercambista do Rotary Cruz de Lorena, a alemã Meike Huppert, de 16 anos, também teve uma participação representativa e ajudou a plantar uma das árvores. A jovem conheceu o interior do município e a terra vermelha das Missões. Meike permanece em Santo Ângelo durante 11 meses e está frequentando o Colégio Teresa Verzeri.