“Série Secretarias” – Secretaria Municipal da Agricultura

790 0

A economia do Rio Grande do Sul é baseada na agricultura (soja, trigo, arroz e milho), na pecuária. Já fomos conhecidos no Brasil inteiro como o Estado “Celeiro”. Hoje lutamos para recuperarmos este titulo que com a falta de programas governamentais e as constantes intempéries acabamos perdendo. Neste ponto que os municípios têm uma participação vital, por meio de suas secretarias de agricultura.  
Na Capital das Missões a base da economia está na exploração agropecuária, onde os principais produtos cultivados são soja, milho e trigo. Na pecuária, destacam-se as criações de bovinos e suínos. Para atender as demandas de agricultores que necessitam desde suporte técnico, até mesmo, o auxilio do parque de máquinas é que a Secretaria Municipal de Agricultura tem vital importância.
A Semagri, atualmente coordenada pelo secretario Vander Moreira da Rosa, atende diversas comunidades do interior. Dentre estas ações está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, que recentemente inaugurou um novo e moderno espaço, situado no pavilhão da agroindústria do Parque de Exposições Siegfried Ritter, para o recebimento dos alimentos adquiridos dos agricultores familiares.
Com uma equipe formada por 24 colaboradores, das mais diversas áreas, entre elas, técnicos, veterinários, agrônomos, operadores de máquinas, etc. A secretaria tem como função coordenar a política agrícola do Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais; controlar, coordenar e gerir o sistema de abastecimento e segurança alimentar; realizar a vigilância e fiscalização sanitária dos produtos alimentícios e empresas comerciais de gêneros alimentares; coordenar, fomentar  e desenvolver políticas de produção familiar de gêneros alimentícios; criar, manter  e  conservar  unidades, equipamentos e instalações para apoio e desenvolvimento da política agropecuária, agroindustrial e de abastecimento; apoiar, planejar, coordenar e executar programas de capacitação de agricultores e trabalhadores rurais, por meio do Centro Tecnológico da Agricultura Familiar; disponibilizar dados e informações de interesse público, no âmbito  das atividades executadas pela Secretaria, para os munícipes, profissionais e estudantes que atuam junto ás áreas de agricultura e abastecimento.
Para o secretário de agricultura Vander Moreira da Rosa, o município está realizando um trabalho forte junto aos agricultores. “Estamos com diversos projetos licitados que irão beneficiar comunidades de vários distritos, dentre eles, Linha Sabiá, Ressaca da Buriti, Distrito União, Linha Alegre, Buriti, entre tantos outros. Juntos estes projetos trazem recursos na ordem de mais de R$ 300 mil reais em verbas federais e emendas parlamentares”, diz.  
A Semagri está localizada na rua Marechal Deodoro, 1300. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3313-2887/3313-2611. O expediente é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Parque de Máquinas
O secretario conta o trabalho poderia ser mais efetivo se não houvessem tantas condições adversas. Ele relata que o parque de máquinas que o órgão possui é deficitário. Em 2013 foi realizado uma reforma em algumas máquinas, mas foi apenas um paliativo. Outro ponto é referente as questões climáticas, já que nos últimos dois meses as constantes chuvas atrapalharam o trabalho da secretaria. Ainda segundo Vander, nos próximos meses haverá a aquisição de duas novas retroescavadeiras.

Inauguração
No próximo dia 23 de agosto será entregue para a comunidade o Pavilhão dos Hortifrutigranjeiros. Também no final do mês de agosto a Associação dos Produtores de Melão estarão recebendo o pavilhão especialmente construído para abrigar as atividades dos produtores de melão.

Neste artigo

Participe da conversa