Campanha Outubro Rosa inicia nesta quarta-feira, em Santo Ângelo

937 0

A Campanha “Outubro Rosa” inicia hoje e, até o dia 31 em Santo Ângelo, forma uma rede de atendimento para incentivar as mulheres a realizarem o exame clínico das mamas e, quando necessário, a mamografia.

 

“Santo Ângelo Amanhece Rosa” este é o slogan da campanha local que foi criado e aprovado em uma reunião do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres, ainda no mês de julho. Contudo, a campanha reúne ações de diversas entidades e da própria Secretaria Municipal de Saúde, que hoje é palco da abertura oficial da campanha no município.

Hoje pela manhã, às 8h a campanha inicia formalmente na sede da Secretaria Municipal de saúde, além disso, a cor rosa vai ganhar expressão e adeptos da campanha através da decoração de estabelecimentos e instituições.

Entre as ações que vão transcorrer até o dia 31 deste mês, é possível destacar:

A 1º Cavalgada Feminina em prol do combate ao câncer de mama, organizada pelo piquete Herdeiros da Tradição que será realizado no dia 19 às 8h. A concentração e saída será no largo da Assistência Social situada na zona norte da cidade e segue até o Parque da Fenamilho, onde é possível participar de um almoço com música ao vivo, palestra e sorteio de brindes. Os cartões estão à venda com as organizadoras Kellyn Jardin (55) 9957 9790 ou Kellyn Pinto (55) 9689 2021. Neste dia haverá palétra direcionada as mulheres, sorteio de brindes e

A enfermeira responsável pela vigilância da saúde do trabalhador da Secretaria de Saúde do Município, Cristiane Forgiarini, ao lado da Coordenadora da Saúde Mental a Psicóloga Lori Makvitz, coordenam os trabalhos de palestras e exames clínicos nas trabalhadoras de empresas como o Supermercado Nacional (dia 14), Maxi Atacado (dia 14), Alibem (dia 16) e Frigorífico Callegaro (dia 23).

A direção e colaboradores do HSA – Hospital de Caridade de Santo Ângelo vão oferecer 100 mamografias durante ações realizadas no Brique da Praça.

No dia 6 A Unimed Missões organizou as palestras: Diagnóstico da mama por imagem, proferida pelo Dr. José Hermes e Aspectos Psicológicos do câncer de mama com a Dra Silvia Gomes. Ainda no dia 06, auto-exame e mamografias com a Enf. Marilene Mello.

A Liga de Combate ao Câncer promove o tradicional Jantar das Mimosas no Clube Gaúcho. O evento será no dia 17, e os cartões estão a venda com as integrantes da Liga.

A Secretaria Municipal de Saúde em cada um dos dias das campanhas organizou o dia “D” do auto-exame nos diversos postos de atendimento médico nos bairros e localidades onde possui UBSs e ESFs. Para encerrar a campanha no dia 30 haverá uma caminhada com concentração e saída de frente a Catedral Angelopolitana e no dia 31 será celebrada uma missa às 19h.

O mês de outubro ainda revela uma série de ações que serão posteriormente divulgadas. Se envolvem diretamente na organização das principais ações em Santo Ângelo a Liga de Combate ao Câncer, Unimed Missões, URI – Universidade Regional Integrada, IESA – Instituto Cenecista de Ensino Superior, HSA – Hospital de Caridade de Santo Ângelo, Comitê de Políticas para as Mulheres, Departamento Municipal da Mulher, COMDIM – Conselho Municipal de Saúde, entre outras entidades, são parceiras que se unem para prestar apoio as mulheres que desejem realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois este é um procedimento que pode simplificar o tratamento e salvar a vida de muitas mulheres.

 

SAIBA MAIS

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

 

O caminho da mamografia

Corredores com Iluminação rosa, agendamento de Mamografias no Brique da praça e o aumento de atendimentos no setor de mamografias do setor de Raio X do HSA – Hospital de Caridade de Santo Ângelo são algumas das ações em virtude da campanha Outubro Rosa.

Neste ano, por iniciativa do Hospital, uma equipe do setor vai atuar no Brique da Praça. Serão oferecidos 100 exames as frequentadoras da tradicional feira. No domingo do dia 19, os profissionais estarão entre 9h e 12h presentes na praça Ricardo Leônidas Ribas para orientarem e realizarem os agendamentos das mamografias. Além disso, uma decoração especial foi preparada nas dependências do Hospital, balões e lâmpadas que emitem iluminação rosa decoram os corredores do ambiente.

A demanda normal diária de mamografias realizada pelo setor de Raio X do HSA é de cerca de 15 mamografias. O atendimento é regionalizado e recebe mulheres de varias cidades vizinhas. A Gerente do Setor de Imagem, Elcione Lizete Frederich, disse que o número de agendamentos aumenta durante a campanha Outubro Rosa, inclusive, o fato já pode ser percebido mesmo antes da campanha iniciar efetivamente.

 

Mamografias no HSA

Prevenção e controle. Estes são os dois principais motivos pelos quais os especialistas encaminham pacientes ao exame de mamografia, em geral, solicitados por ginecologistas. A prevenção faz parte de exames de rotina das mulheres. Já os casos de monitoramento, são realizados em períodos que 6 meses, e ocorrem para suprir a necessidade de acompanhar quadros clínicos que apresentam mais propensão ao desenvolvimento do câncer.

Desde 2008 o hospital conta com um processo digital das imagens de Rio X. Onde não usa mais a câmara escura para realizar a revelação com produtos químicos. O “Filme Dray” é impresso por equipamentos que usam os arquivos digitalizados para imprimir as imagens. Este processo permite que o Radiologista faça a analise do quadro clinico das pacientes em monitores de alta resolução, deste modo, os casos de urgência podem ser rapidamente diagnosticados, no entanto, no trâmite normal do fluxo, os exames levam aproximadamente uma semana para serem entregues, pois exige que seja emitido o laudo do radiologista e cadastro no sistema do departamento, procedimentos que exigem maior tempo na entrega do exame.

 

Dicas úteis para a realização da mamografia

É comum no momento do exame as mulheres se queixarem de algum desconforto, que muitas vezes pode ser contornado com algumas dicas:

Evite agendar logo antes ou depois da menstruação. A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual – nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável. Elcione afirma que não existe outro tipo de complicação a não ser a sensibilidade da mulher neste período biológico, respeitando estas dicas o exame será feito de modo muito tranquilo.

Neste artigo

Participe da conversa