Uma centelha do fogo simbólico da Pátria foi conduzida por uma comitiva da Liga de Defesa Nacional até o Colégio Tiradentes na quarta-feira, dia 17 e permanece aceso até o dia 1º de setembro, quando será conduzido até o centro histórico abrindo oficialmente a Semana da Pátria em Santo Ângelo.
Na solenidade ocorrida no colégio Tiradentes o Coronel RR Álvaro Raul Cruz Ferreira, vice-presidente da Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul acendeu a chama e também recebeu uma placa de reconhecimento. A Liga é uma associação cívico-cultural brasileira com ideais nacionalistas e desde o ano de 1938 realiza a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Também foi homenageado o Tem Cel Vladimir Fernando Dala Costa Ribas, Comandante do CRPO – Fronteira Noroeste.
No ato em que o fogo simbólico da Pátria foi aceso estavam presentes a Secretária Municipal de Educação Rosa Maria de Souza, a coordenadora da 14ª CRE, Tânia Santiago, representantes da prefeitura municipal, bem como alunos, servidores e o Comandante do Colégio Sr. Hasadias Isaque Amaral da Silva.
Neste ano a corrida do fogo simbólico está homenageando a diversidade e tem como tema “Brasil: Pátria da Diversidade”. A solenidade ocorrida na manhã de quarta-feira contou com a execução da banda marcial do colégio, regida pelo aluno Pedro Henrique Vargas.