Coordenadoria Regional de Educação completa 64 anos

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo completa 64 neste sábado, dia 20. A Coordenadoria abrange 11 Municípios com um total de 38 escolas. Atualmente tem...

1431 0

14ª CREA 14ª Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo completa 64 neste sábado, dia 20. A Coordenadoria abrange 11 Municípios com um total de 38 escolas. Atualmente tem como Coordenadora Regional de Educação a Professora Tania Rosana Matos Santiago e Coordenadora Adjunta Regional de Educação a Professora Enida Teresinha Lange Sallet.
Em nota emitida na semana de aniversário a atual coordenação propõe reflexões e expõe ações realizadas no âmbito regional.
Segundo a coordenação o trabalho administrativo e pedagógico tem como meta principal resgatar a identidade da Escola e do Professor. Ao completar 64 anos a 14ª CRE pretende “lançar um novo olhar sobre a escola frente às mudanças contemporâneas”.
Lembrando que a escola é um espaço de convivência social, onde todos aprendem. Destacando que o professor lapida a identidade da alma humana, essência do aluno, os conhecimentos que ele traz, seduzindo o aluno no processo da construção coletiva e pessoal do conhecimento, colocando-se como mediador do fazer pedagógico, atendendo a diversidade, tendo uma demanda e aceitação.
No entanto, destaca que todos somos responsáveis pelo sucesso do sistema público de ensino propondo o diálogo e a reflexão. Diante do novo Contexto Educacional: Quais modificações vêm ocorrendo em nossa sociedade? Qual o compromisso da escola frente a essas transformações? As propostas pedagógicas atendem as especificidades da realidade onde se encontram inseridas? Como deve ser o educador dessa escola contemporânea?
Tendo como eixo, integrados de todas as metas de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação, desenvolve-se projetos e programas como:
Fortalecimento do regime de colaboração com as redes municipais de ensino para a oferta da Educação Infantil; Reestruturação do Ensino Fundamental de 9 anos; Ampliação do atendimento da população de 15 a 17 anos garantindo a permanência do aluno na Escola Pública; A nova Proposta Pedagógica nas escolas que atuam nos Centros de Atendimento Socioeducativo (FASE); Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial; Implementação da proposta pedagógica em duas Escolas em Tempo Integral; Implantação do Tempo Integral em duas Escolas; Programa Acelera Brasil; Programa Mais Educação; Gestão de Conflitos/CIPAVE; Programa Escola Aberta; Alimentação Escolar, Saúde Escolar; Educomunicação; JERGS; Educação Indígena; Educação Afrodescendente; Educação do Campo; A nova proposta pedagógica para o NEEJACP. O Plano Estadual de Educação nas Prisões; Cursos Normais como Formação Inicial dos Professores; Superientendência da Educação Profissional; Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP); Estruturação do Quadro de Pessoal por Escolas e Transporte Escolar.

Neste artigo

Participe da conversa