A história viva da família Lucca e Anversa

Um livro que será lançado em agosto resgata a história de descendentes italianos vindos para o Brasil no século XIX. A história da família Luca e Anversa nas...

4303 4

Família Lucca (Copy)Descendentes da família Lucca e Anversa se reunirão em quarto de agosto no Balneário Parque das Fontes em Entre-Ijuís para o “3º Incontro della famiglia Lucca”, além de promover a confraternização, os encontros ajudam a preservar as raízes culturais desta família que veio da Itália para o Brasil no ano de 1877/78.
Primeiramente os Lucca/Anversa se instalaram na Quarta Colônia de Silveira Martins e mais tarde, em 1928, familiares vieram para a localidade de Sossego em Santo Ângelo. Durante o evento será lançado o Livro: “Luca e Anversa” editado por Celeste Lucca e Sueli Trezinha Lucca Pizutti.
A obra é uma síntese de mais de 1105 folhas datilografadas, fotos mapas e anotações deixadas por Celeste Lucca (falecido no ano de 2014 com 94 anos). Celeste organizou a árvore genealógica de varias famílias italianas chagadas ao Brasil no século XIX e XX.
Terezinha Lucca Pizutti é filha deste historiador nato e recebeu este material como herança, recentemente fez uma compilação do material e o recorte para editar a história desta família, originando a obra “Lucca e Anversa” que será lançada durante este evento familiar.
Sueli conta que na obra é possível encontrar ricos relatos da cultura e costumes vivenciados por estes precursores. Ela afirma que alguns casais migraram da Quarta Colônia localizada na Linha Duas Norte e no Sítio Mello de Silveira Martins para Santo Ângelo, pois já não haviam terras suficientes para abrigar todas os membros da família de Pietro Lucca e Guerino Lucca, foi então que vieram para a Vila Comandaí, dentre estes filhos, Julio Lucca e Cecília Anversa Lucca. Segundo a autora o Distrito Sossego guarda a história viva da Família Lucca nas Missões.

Evento de lançamento do livro
O lançamento da obra Lucca e Anversa será no dia 4 de agosto, às 9h30min no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo, situado na Rua Três de Outubro. O evento ocorre concomitantemente a abertura da Semana Cultural do Município.
O livro traz ‘‘causos’’ contados pelos antigos, os costumes da época, bem como as motivações que trouxeram estes imigrantes para o Brasil e posteriormente para a Região das Missões. Segundo os autores do livro o Distrito Sossego abriga a história viva da família

Neste artigo

Participe da conversa

4 comentários

  1. DANIELLE MOSER Responder

    gostaria de saber se ha possibilidade de encontrar meus parentes
    MARIA DE LUCA NASCIMENTO (1880) CASADA COM MARCO BERTOL EM 16/06/1905

    ENCONTREI APENAS CERTIDAO DE CASAMENTO E PRECISO DE NASCIMENTO / OBITO E BATISMO

    OS PAIS DELA SAO
    FRANCISCO DE LUCA E SANTINA VACARI
    PRECISO DO CASAMENTO DELES /NASCIMENTO E OBITO

  2. Jaqueline de Lucca Schmitz Responder

    Gostaria de saber mais confirmações sobre este livro.

  3. Marinês (Lucca) Beheregaray Aydy Responder

    Oi, Meu avô materno chamava-se Alfredo Alexandre Lucca, nascido em Santo Ângelo, casou-se com Castorina Finamor.
    Estou investigando a possibilidade de requerer cidadania italiana mas não sei como acessar os documentos dos Bisavôs…
    Acredito que Cleste Lucca , citado na reportagem acima, seja irmão ou sobrinho de meu avô Alfredo pois minha mãe se referia a um tio com esse nome.
    Podem me ajudar com informações sobre meus bisavôs?

    Obrigada

  4. Jamir Lucca Responder

    Gostaria muito de conseguir um livro da familia Lucca, sou da Região do Alto Taquari – precisamente da cidade de Roca Sales, tenho interesse de adquirir um exemplar.
    Fico no aguardo de um breve retorno através do meu e-mail