Domingos sem compras nos supermercados de Santo Ângelo

874 0

Os supermercados de Santo Ângelo não devem mais abrir aos domingos. A norma faz parte de um acordo firmado na convenção coletiva 2014/2016 entre o Sindicato dos Empregados no Comerciário e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santo Ângelo. O descumprimento da cláusula gera multa no valor de 01 Piso da Categoria por empregado lesado.

 

A Convenção determina que a partir do dia 01 de outubro de 2015 será assegurado folga aos domingos e feriados para os trabalhadores no comércio que só poderão trabalhar nestes dias em caso de Acordo Coletivo de Trabalho entre os sindicatos, a exemplo do que já foi estabelecido neste final de semana, que antecede o feriadão de finados, quando os supermercados poderão abrir ate às 12h30min.

A gerência do Weinert confirmou que vai cumprir a determinação, a menos que surja algum fato novo, já no Nacional, Emerson Severo, gerente local, disse que o departamento jurídico da rede está avaliando o acordo e ainda não tem uma resposta definitiva, no entanto confirmou que neste domingo segue o horário do acordo com atendimento até as 12h30min e feriado na segunda-feira, dia 2.

Segundo o presidente do sindicato dos Comerciários, Cristiano Carmo Fontella, o acordo normatiza uma antiga reivindicação dos trabalhadores que, se sentiam privados do convívio familiar nos finais de semana. O sindicalista afirma que a nova norma não deve motivar demissões no setor, tendo em vista que, foi realizada uma pesquisa entre municípios que também adotaram a mesma regra, segundo expressou o sindicalista, se caso houver alguma demissão, deve ser por outras motivações empresariais.

Na convenção ficou acertado ainda o valor do piso salarial da categoria que passa a ser de R$ 1.060,00 (hum mil e sessenta reais). Os funcionários receberão o valor retroativo a data de 1º de junho.

Neste artigo

Participe da conversa