A confeitaria reúne a população na praça

Tortas clássicas, releituras e novidades, o Festival Cidade das Tortas segue até amanhã em Santo Ângelo e oferece a torta de conhaque, a torta Missioneira, Sacher, entre outras....

1600 0

Cidade das Tortas 01

O Festival Cidade das Tortas segue até domingo em Santo Ângelo. Iniciou na noite de quarta-feira, dia 6, e hoje às 20h30min apresenta o show com o cantor gaúcho Marcelo Caminha e amanhã encerra com um Show de Bandas Marciais. Mas a atração principal são os sabores das tortas, neste ano o evento conta com 16 expositores, que levam para a degustação dos santo-angelenses em frente a Catedral Angelopolitana o que melhor fazem, tanto no quesito novidade, quanto especialidade.
Entre as novidades desta edição é possível destacar a Torta de Caipirinha, outo lançamento realizado no festival, é uma versão Missioneira da torta Sacher que ficou famosa em 1877 em Viena. O público poderá conferir ainda as clássicas tortas de morango com chocolate e suas variações, minitortas e uma infinidade de acompanhamentos.
Um dos organizadores do evento e presidente do Sindicato dos Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares de Santo Ângelo, Giovane Gisler enfatiza que “Santo Ângelo tem vocação para a gastronomia. É um dos setores que mais gera emprego no município”. Gisler afirmou que usou seu espaço para agradecer às pessoas que enfrentam os desafios sem esmorecer, saudando os expositores, a equipe do Governo Municipal que, mesmo em situação econômica delicada não se furtou em ser parceria no evento, citando a acolhida pela retomada do prefeito Jacques Barbosa e do secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva, citando as secretarias envolvidas.

“A Melhor Torta é da Minha Escola”
O concurso “A Melhor Torta é da Minha Escola” contou com a participação de seis escolas, duas estaduais e quatro municipais, foi realizado na tarde de sexta-feira, dia 8, durante o Festival Cidade das Tortas, reforça a identidade do evento e valoriza a formação de novos confeiteiros. O Festival Cidade das Tortas está em andamento
Entre as escolas do município a vencedora foi uma receita intitulada Delícia dos Navegantes, confeccionada por alunos do quinto ano da Escola N.S. dos Navegantes de Três Sinos de Colônia Municipal, sob a coordenação da professora Eliane Carpes. Entre as escolas estaduais a torta destaque foi “Pedacinho do Céu da Escola Estadual Unírio Carrera Machado. Confira a relação completa no quadro:

Confira as vencedoras

-Delícia dos navegantes:- EMEF. Nossa Senhora dos Navegantes
-Sabor da Terra: EMEF. José Alcebíades de Oliveira
-Torta dois amores: EMEF Neuza Goulart Brizola
-Torta de churros da Praça da Catedral: EMEF Dr. Orlando Sparta de Souza
-Pedacinho do Céu: Escola Estadual de Ensino Médio Unírio Carrera Machado
-Nozata: Escola Estadual de Ensino Médio Buriti

HOMENAGEM

 

Cidade das Tortas

A noite de abertura do Festival Cidade das Tortas também foi marcada pela homenagem ao médico Rolando Stümpfle e à esposa Marília, idealizadores do Festival Cidade das Tortas, quando casal presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Ângelo – ACISA – no ano 2000. Rolando e Marília foram escolhidos como patronos desta 11ª edição, e receberam das mãos das autoridades, honrarias e homenagens pela iniciativa. No pronunciamento de agradecimento, Rolando disse estar honrado com a lembrança e destacou a dedicação e participação efetiva dos organizadores do Festival e o envolvimento do Governo Municipal. “Somente com esforços conjuntos poderemos superar as dificuldades”, concluiu.
O deputado Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa do Estado na solenidade, destacou a história de vida do casal homenageado, com extremo envolvimento comunitário. “Uma homenagem justa e merecida a essas pessoas que se doam à nossa comunidade”, afirmou o parlamentar. Sobre o evento, Loureiro defendeu a união de todos os segmentos – independentemente de posição política – para a superação de adversidades.

Neste artigo

Participe da conversa