A Eleição da OAB foi realizada na última terça-feira, dia 17, em todas as instâncias, nas subseções locais, seccional RS e também a nível nacional. Para a subseção de Santo Ângelo foi eleita a Chapa 10 – Advocacia, ética e cidadania liderada pelo presidente João Olavo Daltrozo e vice-presidente, Leda Moraes Roberto. A chapa 10 apresentou a proposta de continuar o trabalho desenvolvido pela atual gestão da subseção e tinha o apoio do atual Presidente Itaguaci Meirelles.
Dos 591 advogados aptos a votar, compareceram às urnas o total de 488. A eleição transcorreu entre às 9h e 17h e, neste ano, foi usada uma urna eletrônica que agilizou o processo de contagem e apuração dos votos. Tão logo foi encerrada a votação, já foi possível conhecer a chapa eleita.
O presidente da comissão eleitoral Nerci Ramos Teixeira disse que a campanha foi realizada em ambiente de cordialidade, o número de votantes correspondeu a expectativa, havia uma projeção inicial do comparecimento de 500 votantes. Itaguaci Meireles, presidente em exercício, reafirmou que os dois projetos colocados a disposição para serem votados, bem como, todo o processo eleitoral do modo que foi conduzido, serviu para valorizar ainda mais a classe de advogados na subseção.
Confira os principais números da eleição:
Votação para a subseção da OAB de Santo Ângelo
Chapa 10: 260 votos
Chapa 11: 207 votos
Brancos: 12
Nulos: 09
Abstenções: 103
Votação para a Seccional / RS (na base eleitoral de Santo Ângelo)
Chapa 1 – 308
Chapa 3 – 156
A chapa 10
A chapa se elegeu com a ideia de pluralidade e continuidade de um projeto vencedor. Na opinião dos candidatos, a última gestão da OAB subseção de Santo Ângelo, iniciou um processo de melhorias estruturais que fará da entidade local um modelo para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido pretendem continuar o trabalho iniciado na atual gestão e dar segmento a novos projetos.
É uma das prioridades da chapa 10 dar apoio continuado ao aprimoramento e aperfeiçoamento dos Advogados, principalmente no treinamento para atuar com os Processos Eletrônicos. Por meio do “Escritório Digital” pretende oportunizar condições necessárias para o digno exercício da profissão.
Além de manter os projetos em andamento e consolidar melhorias já iniciadas, a chapa 10 pretende criar um canal de comunicação com os advogados ao implantar uma ouvidoria. Segundo João Olavo Daltrozo é importante estabelecer um modo de expressão livre de retaliações, onde o advogado pode dar sugestões, fazer críticas ou elogios de modo anônimo.
Durante a campanha os candidatos eleitos prometeram criar estacionamentos exclusivos para os advogados nas proximidades do Fórum e gestionar a criação e instalação da 4ª Vara Cível na Justiça estadual e a retomar a 3ª Vara Federal.
Entre as conquistas da atual gestão o voto de confiança na chapa 10 destaca a aprovação de projetos como a reforma e ampliação da sede, a regularização da escritura em nome da entidade e a criação do Escritório Modelo. Um espaço na subseção da OAB que permitirá a sustentação oral das ações do processo e evitará o deslocamento do advogado até a capital, outra providência tomada na última gestão e destacada por Daltroso é a organização da pauta das audiências no Juizado Especial.
A vencedora, Chapa 10: Advocacia, ética e cidadania
Presidente: João Olavo Daltrozo; Vice-Presidente: Leda Moraes Roberto;
Secretária-geral: Simone Silveira; Secretário-geral Adjunto: Thiago Alfaro Messina;
Tesoureira: José Ricardo Margutti
Conselheiros: Juliana Hesse Lima; Lisisane Brum de Almeida; Gabriela Krebs; João Adilson Andrioli Gonzattto; João Henrique Santiago Siqueira; Alex Klaic; Stefano Brasil; Plínio Ricardo Freire Ferraz; Eleeldo Osdinei de Oliveira Braga