A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrada Família completou 60 anos de história. A implantação de uma galeria de ex-diretores inaugurada no dia do aniversário, 30 de maio e uma festa direcionada aos alunos que ocorrerá no próximo sábado, dia 4, marcam as comemorações organizadas pela direção. A atual diretora, Giovana Demeneghi da Silva Vargas proporcionou o reencontro com as oito ex-diretoras que compareceram a um coquetel que foi prestigiado pelo Prefeito Municipal Luiz Valdir Andres e a secretária da educação, Rosa Souza.
A emoção tomou conta das diretoras que aproveitaram o encontro para relembrar fatos e conquistas da comunidade do Bairro Dido na educação das crianças. Além da atual diretora, Giovana Demeneghi da Silva Vargas, oito professoras já atuaram como diretoras do educandário – Belmira Bittencourt, Cecilia F. Cazzaroto, Julia Kapron, Nara Helena Damião Makvitz, Eunila Sarzi Eich, Eloá da Rosa, Arlete Edla Martins e Genelucia Dalpiaz.
“Cada conquista uma vitória, disse Cecília Fonseca Cazzaroto, a diretora viva mais antiga da escola. Ela lembrou do tempo em que a direção e comunidade ainda lutava por condições básicas de trabalho e de educação para as crianças. A Escola Sagrada Família iniciou em uma casa de madeira alugada. “Lutávamos para conquistar instalações prediais adequadas, vivíamos uma excasse muito grande naquele tempo”, conta Cecília, afirmando que até a limpeza da escola era feita depois da aula com a ajuda dos alunos. “Para conseguir manter a escola fazíamos rifas e contávamos com a boa vontade da comunidade”. Cecília lembrou o quando trabalhou para formar o CPM da Escola e articulou para proporcionar as aulas de catequese até a construção da Igreja. Cecília chegou afirmar que a história da escola se confunde com a história das pessoas que moraram naquele lugar, a união entre a direção e comunidade do Bairro Dido é um fato positivo lembrado pela ex-diretora.
Durante a solenidade de inauguração Arlete Edla Martins fez um breve comentário afirmando que a escola é um lugar onde se faz amigos, baseada em uma citação de Paulo Freire disse que “Escola é gente! A escola será cada vez melhor com a contribuição de professores e equipe diretiva que fazem acontecer o dia-a-dia da educação”.
Nara Damião também lembrou do envolvimento com a comunidade, lembrando que foi na escola Sagrada Família que começou a sua história. Nara afirma que uma boa escola é aquele que se faz para alunos de todas as classes sociais.
“A diferença na educação se constroi com pessoas”, disse Genelucia Dalpiaz, emotiva, completou dizendo em breve discurso: “Transfiro esta imagem na parede aos professores e a equipe de coordenação que durante minha gestão ajudaram a formar cidadãos”.
Eloá da Rosa que atualmente atua como coordenadora pedagógica da Escola da URI destacou o trabalho de equipe, principalmente das coordenadoras pedagógicas, muitas vezes esquecido. Eloá considera o trabalho da coordenação de fundamental importância para manter a qualidade de ensino em uma instituição. Considerou a inauguração da galeria um momento especial de reencontro, onde é possível relembrar o quanto tempo já foi empregado na educação. “Muitas vezes acordávamos às quatro da madrugada para cozinhar batata. Junto conosco carregávamos os filhos, um tempo em que conquistamos amizades no trabalho em prol da educação”.
Por fim, a atual diretora, Giovana Demeneghi da Silva Vargas, lembrou que a escola é feita para os alunos. “Nos somos passageiras e tudo o que fazemos é para que eles possam ter condições minimas de desenvolvimento como ser humano”. Contudo, Giovana afirmou que só foi possível a escola chegar com vigor em 2016 com a contribuição de cada diretora. “Somos uma escola viva. Pais que já estudaram na Escola Sagrada Família, hoje trazem seus filhos para estudar aqui. Não temos vagas sobrando, operamos em nossa capacidade máxima, isso mostra que estamos vivos e atuantes”. Finalizou a diretora que agradeceu a presença de todos.
HISTÓRICO
Fundada em 1956, a Escola Sagrada Família funcionava em um prédio na Rua Sepé Tiaraju, alugado pelo município. Na época, a escola contava com quatro turmas de alunos. Em 30 de maio de 1976, foi oficializada uma troca de terreno para que a Escola Sagrada Família passasse a funcionar no atual endereço, na Rua Marquês do Tamandaré. Desde então o aniversário do educandário é comemorado nesta data. Atualmente, a Escola Sagrada Família possui 341 alunos da Pré-Escola ao 9º Ano.