Grêmio Sportivo Santo-angelense campeão do Estado em 1952

1130 0

Ao longo dos anos, os clubes santo-angelenses foram seis vezes campeão do Estado. O primeiro foi o Grêmio em 1952. O Grêmio Sportivo Santo-angelense foi fundado em 12 de outubro de 1921. A equipe foi a primeira de Santo Ângelo a conquistar um título estadual. Esta proeza foi alcançada com a conquista do campeonato gaúcho de amadores (hoje, segunda divisão) de 1952. Porém, a partida final só ocorreu no dia 21 de março de 1953. A equipe estreou na competição no dia 9 de novembro de 1952, em Santiago/RS, vencendo o Riachuelo por 3 a 2. No dia 16 de novembro, no Estádio Coronel Raul Oliveira, goleada de 7 a 1 diante do mesmo Riachuelo. No dia 7 de dezembro, o Grêmio fez 7 a 0 no Gaúcho de Tupanciretã/RS. Em Tupanciretã, no dia 14, nova goleada: Grêmio 8 a 1.
O campeonato estadual de 1952 entrou janeiro a dentro, tendo partidas realizadas no ano de 1953. No dia 18 de janeiro de 1953, em Santo Ângelo, o Grêmio venceu o 14 de Julho de Erechim/RS por 5 a 2. No jogo de volta, em Erechim/RS, no dia 25 de janeiro, vitória santo-angelense por 2 a 1.
No dia 22 de fevereiro, o Grêmio goleou o Concórdia de Roca Sales/RS, no Estádio Cel. Raul Oliveira, por 3 a 0. Em 1° de março, a primeira derrota no certame, ao levar 4 a 2 do Concórdia fora de casa. Houve partida de desempate entre o Grêmio Santo-angelense e o Concórdia, em Porto Alegre, com vitória santo-angelense por 1 a 0. No dia 18 de março, na capital gaúcha, vitória gremista por 5 a 4 diante do Juventude de Candelária/RS. A final foi realizada no dia 21 de março de 1953 (a conquista era válida pelo campeonato de 1952), em Porto Alegre/RS, no Estádio da Timbaúva, no Caminho do Meio, reduto do Força e Luz, entre Grêmio e Veronese de Canoas. Vitória santo-angelense por 4 a 1. O time viajou em uma avião da Varig para a partida, com o patrocínio de José Marçal.
Na primeira etapa, o Grêmio fez logo 2 a 0, com gols de Pedrinho Martins, aos dois minutos, e Crespim, aos 28. Na etapa complementar, Crespim marcou mais duas vezes, aos 23 e aos 26 minutos. O Veronese descontou com Medina, aos 24 minutos.
GRÊMIO SS: Nerci Gewehr, Bira e Mello. Pinheiro, Gago e Gelineck. Vilmar Miron, Hélio, Crespim, Fernando Pança e Pedrinho Martins. Técnico: Ricardo Verri.
VERONESE: Jacir, Fiorello e Victor. Clauvício, Canário e Pedrola. Flávio, Valdir e Batata. Medina e Gaiteiro.
Arbitragem: Fortunatto Toneli, auxiliado por Alfredo Bello e Guilherme Sroka.
A diretoria
A comissão técnica do Grêmio Sportivo Santo-angelense era formada por Ricardo Verri (técnico), o Major Hélio Cavalcanti e o Capitão Amado. O presidente vitorioso foi Affonso Schu e o grupo tinha os seguintes atletas: Nerci Gewehr, Bira, Mello, Pinheiro, Gago, Gelineck, Almiro Berwanger, Antoninho Coccaro, Vilmar Miron, Hélio, Clóvis Burmann, Arlindo Miron, Fernando Pança, Crespim e Pedrinho Martins. Também integraram a equipe no ano de 1952, os atletas Percival, Valdemar Miron, Chandu, Gilberto, Bá, Carlos Alberto Pinto, Cícero Kruel Ferraz, Rubens Hoffmeister e Paraguaio. O vice-presidente era Clineu Sampaio. O Conselho Fiscal era formado por Ruy Lourega, Ângelo Xavier e Cícero Ferraz. Os secretários foram Joaquim José Oliveira e Luiz Vieira. Os tesoureiros, Euclides Portuguez e Orlando Braatz. Além de Hercíclio Magalhães (diretor de inscrição), Ângelo Padoim (diretor social), Fernando Cortezia (diretor de campo), José Marçal “Brinquedo” (bibliotecário), Augusto Nascimento e Silva (Orador), Bráulio Oliveira Netto (consultor jurídico) e os médicos Ernesto Nascimento Sobrinho, Luiz Kruel e Garibaldi C. Machado.

 

Neste artigo

Participe da conversa