A Escola da URI é bicampeã estadual com sua equipe de Futsal masculino categoria 12 a 14 anos, treinada pelo professor Ricardo Dable.
O Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs) promove o esporte escolar nas instituições de ensino básico da rede pública e privada e está dividido em oito fases regionais e uma fase estadual final, que é seletiva para a participação do estado nos Jogos Escolares da Juventude.
Em junho último, a Escola da URI participou da fase final estadual do CERGS, em Porto Alegre, classificando-se em 1º lugar no Estado, com os seguintes resultados: 15 x 0 contra São Paulo, de Gravataí; 6 x 3 contra Anchieta, de Porto Alegre; 4 x 2 contra FEMA, de Santa Rosa e 6 x 2 contra Sant’Anna, de Santa Maria.
A Escola conquistou assim, o Bicampeonato Estadual de forma invicta, garantindo a vaga para a etapa nacional, que acontecerá em Londrina, Paraná, no mês de setembro.
A Escola da URI representou o Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares da Juventude 2013 em Natal RN, com a gurizada de 12 a 14 anos no futsal masculino, conquistando a 5ª colocação, com esforço e bom desempenho. Segundo o professor Ricardo Dable, “os alunos se dedicaram muito para estarem lá representando nosso município, o Rio Grande do Sul e a Escola da URI, que sempre incentivou e apoiou o esporte”.
“Agora em 2014, continua Ricardo, a equipe conquistou o Bicampeonato Estadual e está se preparando para disputar no mês de setembro o Campeonato Nacional em Londrina. Este ano os alunos estão mais fortes e bem preparados para tentar buscar o título nacional.”
O professor Ricardo Dable destaca que a participação nesse evento significa o investimento que a Escola da URI realiza, visando o desenvolvimento integral de seus alunos. Através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores e conceitos, socializam-se, vivendo novas experiências. Essas competições são fundamentais para a preparação dos alunos enquanto sujeitos.
A equipe da Escola da URI é formada pelos alunos Alexandre Gráss Paz, André Reis Folatre, Antônio Casarin Copetti, Enzo da Costa Londero, Gabriel Turcato Strapazon, Guilherme Janjar Neto, Luis Gustavo Mello dos Santos, Maurício Barbosa de Braga, Vitor Ferrari Fagundes, Wesley Chagas Fernandes e pelos professores Ricardo Silva Dable e Roséli Durand.
EVENTO REÚNE 6 MIL PESSOAS
Os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento escolar no Brasil e o 5º maior no mundo. Será realizado entre 4 e 13 de setembro e reunirá mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além dos futuros talentos do esporte nacional, estarão envolvidos no evento treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, reunindo representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, nesta edição haverá a participação de cerca de seis mil pessoas, incluindo atletas, comissão técnica, arbitragem, comitês e voluntários.
Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país dos valores olímpicos e do exemplo positivo da prática esportiva.
Segundo o presidente do COB Carlos Arthur Nuzman o ano de 2014 é estrategicamente importante para o esporte brasileiro dentro do ciclo olímpico, que culminará com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Desde 2005 os Jogos Escolares da Juventude é a maior competição estudantil do país e tem se revelado um dos mais poderosos instrumentos de detecção de jovens talentos e de inserção social através do esporte. Seguindo um padrão olímpico de organização, os Jogos Escolares da Juventude oferecem as melhores condições para seus participantes.
