O que acontece quando o conhecimento é aplicado na realidade local?

Alunos de escolas técnicas da abrangência de quatro coordenadorias regionais apresentaram 35 projetos tecnológicos em três dias na 13ª MEP – Mostra das Escolas de Educação Profissional. O...

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Alunos do curso técnico em edificações do Colégio 25 de Julho de Ijuí trouxeram projetos utilizando tecnologias para a produção de energias alternativas através do atrito em estacionamentos, abordaram sustentabilidade em projetos de paradas de ônibus com tetos verdes e captação de energia por placas fotovoltaicas, tijolos ecológicos feitos com resíduos de construção civil e borracha de pneu, entre outras alternativas de aplicação da tecnologia na área da construção civil, a maioria focada na sustentabilidade e o reaproveitamento dos materiais.
Alunos do curso técnico em edificações do Colégio 25 de Julho de Ijuí trouxeram projetos utilizando tecnologias para a produção de energias alternativas através do atrito em estacionamentos, abordaram sustentabilidade em projetos de paradas de ônibus com tetos verdes e captação de energia por placas fotovoltaicas, tijolos ecológicos feitos com resíduos de construção civil e borracha de pneu, entre outras alternativas de aplicação da tecnologia na área da construção civil, a maioria focada na sustentabilidade e o reaproveitamento dos materiais.

Ideias e projetos de 105 alunos pertencentes a 14 escolas técnicas da rede pública estadual foram expostos na 13ª MEP – Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional. O evento foi realizado no CTG os Legalistas de Santo Ângelo e teve início na quarta-feira, dia 25, e se estendeu até a sexta-feira, dia 26 com as premiações dos três primeiros colocadas em cada um dos nove eixos tecnológicos.
O destaque da mostra está nas soluções tecnológicas aplicadas no cotidiano das comunidades. Os alunos foram desafiados por seus professores orientadores a elaborarem uma pesquisa teórica e com base neste conhecimento criaram alternativas para aplicar em projetos inovadores. Cumprindo assim com o objetivo da Suepro – Superintendência da Educação Profissionalizante que neste ano tem como tema: “Transformando desafios em negócios vencedores em nossa região”. Entre outros objetivos é possível destacar que o evento tem o objeto de valorizar a escola pública como espaço de descoberta.
Participaram alunos vindos de diversos municípios pertencentes a quatro Coordenadorias Regionais de Educação: 14ª (Santo Ângelo), 32ª(São Luiz Gonzaga), 35ª (São Borja), e 36ª (Ijuí). Estes alunos desenvolveram projetos orientados por seus professores nas áreas da construção civil, agricultura, pecuária, eletrônica, informática, eletricidade, gestão e negócios, entre outros campos do saber.
Durante os três dias do MEP os alunos foram hospedados em Santo Ângelo e toda a logística foi custeada pelo Estado, outras sete mostras foram realizadas em regiões distintas do Rio Grande do Sul.
A Coordenadora Pedagógica e interlocutora da SUEPRO, Rute Gomes, informou que a MEP oportuniza um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos científicos/tecnológicos elaborados por alunos e professores da rede pública estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Rute acredita que esta experiência é fundamental para o crescimento profissional destes alunos, a necessidade de expor e participar efetivamente deste contexto proporciona um crescimento em todos os aspectos, desde aqueles relacionados aos conteúdos programáticos, quanto de comunicação e expressão no dia do evento.
Durante a MEP os alunos expuseram os projetos para os avaliadores e aos visitantes. Ao final do encontro foram escolhidos os três primeiros colocados em cada eixo tecnológico.

Alunos do Getúlio Vargas de Santo Ângelo desenvolveram um carro controlado por aplicativo de celular usando como comunicação o Bluetooth do aparelho. Lixo eletrônico foi usado para compor as peças do protótipo do carro. Toda a tecnologia necessária para controlar o protótipo foi produzida pelos alunos desde o aplicativo do celular até a programação dos chips das placas para obedecer o controle. São Alunos do Curso de Eletrotécnica e afirmam que o protótipo serve para mostrar como é possível utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas e ao mesmo tempo reutilizar peças eletrônicas que levariam anos para se decompor na natureza.
Alunos do Getúlio Vargas de Santo Ângelo desenvolveram um carro controlado por aplicativo de celular usando como comunicação o Bluetooth do aparelho. Lixo eletrônico foi usado para compor as peças do protótipo do carro.
Toda a tecnologia necessária para controlar o protótipo foi produzida pelos alunos desde o aplicativo do celular até a programação dos chips das placas para obedecer o controle. São Alunos do Curso de Eletrotécnica e afirmam que o protótipo serve para mostrar como é possível utilizar a tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas e ao mesmo tempo reutilizar peças eletrônicas que levariam anos para se decompor na natureza.
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