Metodologias, projetos e escola em tempo integral

Educadores de 38 escolas da rede estadual se encontraram em Santo Ângelo em dois dias de formação com palestras, seminários e troca de experiências

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No Centro de Cultura educadores do ensino fundamental discutiram a implantação da escola em tempo integral
No Centro de Cultura educadores do ensino fundamental discutiram a implantação da escola em tempo integral

Educadores da rede estadual de 11 municípios se reuniram durante 12h para discutir e detalhar temas como: As metodologias aplicadas na escola em tempo integral, os sistemas de avaliação, interdisciplinaridade, educação como direito e a mediação de conflitos. O encontro foi coordenado pela 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação e contou com a presença de professores de 38 escolas de toda a região. O Encontro de Formação Continuada totalizou 12h nos dias 21 e 22 e teve como locais de efetivação o Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo para professores do ensino fundamental e no Teatro Antônio Sepp para os demais.
Além dos professores, diretores e equipe da 14ª CRE, participaram como conferencistas os representantes da SEDUC – Secretaria de Educação do Estado, Hilda Liana Diehl, Rosana Padilha Negreira, Maria José Finker, bem como, o Promotor de Justiça Márcio Rogério de Oliveira Bressan e as palestrantes Gerta Madalena Vom Mechln, Aline Madrid Dorneles.
No Centro de Cultura os professores do ensino fundamental receberam equipes da Secretaria de Educação do Estado que detalharam a proposta de ensino para a escola em tempo integral. Na dinâmica do encontro os professores e diretores de quatro escolas da região que já estão operando com a metodologia em tempo integral, puderam opinar e relatar a vivência no novo formato pedagógico.
A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Catarina Lepori de Santo Ângelo, Sandra da Rosa Grasel relatou que neste novo sistema de escola o aluno não opta pelo tempo integral, ou seja, ao se matricular na escola com esta metodologia, já faz parte de um novo tempo e concepção de ensino, onde as metodologia e ferramentas são apropriadas ao um novo contexto educativo.
A Coordenadora pedagógica da 14ª CRE, Norma Brigo reafirma que é um novo sistema que atende uma normativa da união. Trata-se da meta nº 6 do Plano Nacional de Educação que determina que até o ano de 2024, 50% das crianças devem estar na escola em tempo integral. Nesta nova metodologia são elaborados projetos pedagógicos interdisciplinares que atendem as necessidades percebidas na própria comunidade em que o aluno está inserido. Café da manhã, almoço e atividades complementares também fazem parte da rotina destes alunos na escola.
Na manhã de ontem, dia 22, o Promotor de Justiça Márcio Rogério Oliveira Bressan fez uma palestra que ele considerou de trabalho onde abordou o tema “A educação como Direito Humano: As mediações necessárias”. Antes disso, integrantes do CTG – Tio Bilia realizaram apresentações artísticas de música e dança. A Coordenadora da 14ª CRE, Tania Santiago, lembrou que o encontro também tem o objetivo de ouvir a reivindicação dos professores e estreitar os laços e ao mesmo tempo construir uma escola mais democrática com a colaboração de todos.

Promotor de Justiça Márcio Rogério de Oliveira Bressan palestrou no auditório do Teatro Antônio Sepp
Promotor de Justiça Márcio Rogério de Oliveira Bressan palestrou no auditório do Teatro Antônio Sepp
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