Inaugura hoje, no Instituto Federal Farroupilha o escritório local do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT). O local vai receber, encaminhar e dar suporte para empreendedores e estudantes que desenvolvem ou tenham a intenção de desenvolver produtos tecnológicos ou serviços inovadores. Toda a estrutura de laboratórios e comunidade acadêmica do Instituto poderá ser mobilizada pelo escritório, que será o elo com outros escritórios e o núcleo central do NIT.
A intenção é que os empresários locais e comunidade interessada tenham uma referência de local para realizar o encaminhamento de projetos, não só nas áreas temáticas em que o campus de Santo Ângelo atua saúde e estética, tecnologia da informação e recursos naturais, mas todas as outras áreas em que o IF Farroupilha trabalha.
O fomento à criatividade e produção tecnológica é uma política do Instituto que atua em âmbito nacional e, neste sentido, o escritório local fará todo o encaminhamento necessário desde a consultoria até o registro da patente do novo produto que venha a ser desenvolvido ou aprimorado. Confira as atribuições do escritório conforme a Resolução CS 003/2009:
•Celebração de contratos de Transferência de tecnologia e de licenciamento de patentes de sua propriedade,
•Prestação de serviços de consultoria especializada em atividades desenvolvidas no âmbito do setor produtivo
•Estímulo à participação de servidores em projetos com foco na inovação
•Capacitação de técnicos e pesquisadores em relação à cultura de inovação, dentre outras
A diretora do departamento de pesquisa, extensão e produção, Dionara Denize Cavinato, destaca que é um novo momento do IF Farroupilha, em que se pretende aproximar ainda mais a comunidade da instituição. “É uma luz no fim do túnel, para as empresas locais que desenvolvem tecnologia, pois o registro de patentes é complexo e burocrático”. Além disso, Dionara lembra que o escritório promove o intercâmbio de ideias e ainda pode contar com professores ligados aos diversos setores do Instituto.
Em suma, o escritório será um elo entre os pesquisadores da universidade e a comunidade externa, inaugurando a possibilidade de contar com estudiosos nas áreas do conhecimento que são trabalhadas por outros campus. O membro da direção do setor de pesquisa, Alexamdre Mumbach cita que é comum projetos de uma área expecífica necessitarem de conhecimentos aprofundados de outras áreas.
Para o ato de inauguração do escritório foram convidados, autoridades diversas e ainda, empresários da área da tecnologia e comunicação, saúde e agricultura. Momento em que conhecem a estrutura do Instituto como um todo e também do Escritório Central do NIT, pois a partir da instalação do escritório local, os empresários e desenvolvedores terão nele um ponto de referência para buscar informações.
Representantes do núcleo central se fazem presente no ato de inauguração e os participantes conhecem a estrutura laboratorial do Instituto.