Enquanto alunos e pais curtem as férias neste início de 2015, os livros didáticos estão sendo distribuídos para iniciar o ano letivo. A agência dos Correios de Santo Ângelo tem a tarefa de entregar até março, 28 mil quilos de livros didáticos. As escolas particulares, por sua vez, adotam sistemas diferentes para que os pais possam adquirir os livros. Desde venda direta na escola até canais específicos de compra pela internet.
A encomenda nas livrarias locais é uma das opções para os pais adquirirem os livros didáticos. No entanto, a visita de representantes de editoras também é agendada pelas direções e facilita a aquisição no início do ano letivo.
Na rede particular cada escola possui um projeto pedagógico diferente, consequentemente, os livros didáticos ganham formas diferenciadas de aquisição e distribuição. É necessário buscar as informações e conhecer o calendário de venda na escola.
Saiba mais sobre a entrega dos livros didáticos realizado pelos Correios de Santo Ângelo, Edenir Hofferber – Coordenador de Atividades Externas (Regiões Noroeste – Missões – Celeiro – Alto Uruguai) responde as questões formuladas pela redação do jornal. Os Correios de Santo Ângelo centraliza a entrega de 90 municípios, ao todo são 113 mil entregas de volumes referentes aos livros didáticos.
1 – Qual o peso da carga de livros destinada para o Município de Santo Ângelo? Ou quantos livros serão entregues?
No Município de Santo Ângelo serão entregues neste ano 8 mil pacotes de livros, em torno de 28.000 kg. Cada pacote de livros contém em média 10 livros.
Santo Ângelo ainda Centraliza a entrega de livros para 90 municípios da região, totalizando 113 mil encomendas.
2 – Qual a data de início da entrega e previsão de término desta força tarefa?
Iniciamos a distribuição em meados de dezembro, e a previsão de término é final de março.
3 – Quem envia e quem recebe de um modo geral estes livros? Qual a rede de ensino que se utiliza dos serviços dos Correios? Estadual, Federal, Estadual, todas?
Os livros são encaminhados pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Todas as redes de ensino públicas recebem os livros (Estadual, Municipal e os Institutos Federais)
4 – É entregue diretamente na 14ª CRE ou nas escolas? São escolas estaduais ou municipais?
A entrega é realizada diretamente nas escolas para as localizadas na zona urbana. Para a rurais, das municipais é entregue nas prefeituras e das estaduais na Secretaria de Educação (14ª CRE).
5 – A entrega de livros didáticos, como está sendo realizada em 2014/15, é um processo inédito ou acontece todo o ano?
A Operação é realizada anualmente, desde 2008/2009. Estamos na 7° Operação.
Megaoperação de entrega nacional
Os Correios vão finalizar no final de fevereiro a entrega de aproximadamente 150 milhões de livros didáticos para o ano letivo de 2015. As obras serão usadas por mais de 37 milhões de alunos do ensino médio e fundamental.
A operação, que movimenta cerca de 90 mil toneladas de carga, foi iniciada em outubro de 2014 e envolve cerca de 6 mil funcionários. A logística do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), do Ministério da Educação, é de responsabilidade dos Correios há 21 anos.
No total, 147 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio são beneficiadas pelo programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação. A entrega de livros didáticos pelos Correios é considerada uma das maiores do mundo e possui uma estrutura especialmente criada para atender esta demanda. Já foi premiada pelo World Mail Awards, pela Associação Brasileira de Movimentação Logística (ABML) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Os Correios vêm adotando ações para ampliar sua atuação no segmento de logística. A Lei 12.490, proposta e aprovada pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, autoriza a estatal a atuar mais fortemente nesse setor. Para isso, a empresa está realizando grandes investimentos em infraestrutura — cerca de R$ 1,7 bilhão nos últimos quatro anos —, além da modernização e expansão de unidades operacionais.
O Programa tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários.
O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o FNDE adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.