Uma crítica explícita a maior rede de comunicação do Brasil foi exposta no centro de Santo Ângelo, RS, cidade localizada a 420 quilômetros de Porto Alegre. O material publicitário se apoia no combate a corrupção, com a frase “o vírus que mais mata no Brasil, é o vírus da corrupção”. No entanto, o que está motivando a campanha de difamação à Rede Globo é a postura de incentivar as medidas de afastamento social em virtude da pandemia de COVID 19.
Existe uma parcela da população, principalmente, empresários e prestadores de serviços de Santo Ângelo que não acreditam nas medidas de afastamento social do modo que estão sendo conduzidas. Como os veículos de comunicação ligados a Rede Globo apoiam as medidas, estão motivados a uma campanha de difamação da rede, pois entendem que as medidas de controle da pandemia estão em função de interesses econômicos, ou da corrupção, como indica o material publicitário.
O material insinua ainda que a campanha faz parte de um pacote anticrime assinada pelo Ministro Sérgio Moro
Foi neste mesmo local que no período pré-eleitoral um outro outdoor com conteúdo político foi posto. Naquela época (2018), foi estudada pelo Ministério Público a possível configuração de campanha eleitoral antecipada. Por outro lado, mesmo que fosse em período de campanha, outdoors também não eram permitidos.
Esta prática não foi coibida pelo Ministério Público e nem pela justiça eleitoral, pois não foi considerada propaganda eleitoral, ou seja, o Ministério Público não encaminhou o processo para a justiça eleitoral e aconselhou a retirada do material, sem uma possível punição aos responsáveis.
O fato volta a se repetir e agora o alvo é a Rede Globo. Apoiadores mais radicais do presidente estão realizando uma campanha para difamar esta empresa de comunicação, o fato está relacionado as medidas de afastamento social e conforme indicam os seguidores do Presidente, repetidas perseguições políticas expressas nos programas de jornalismo da Rede Globo. No entanto, a motivação mais explícita veio no momento da pandemia, pessoas preocupadas com a saúde financeira das empresas criticam a política de afastamento social adotada pelos técnicos do ministério da saúde, prefeitos e governadores.
Luis Alberto Menezes da Costa
Você sabem muito bem que esta campanha vem de muito antes a pandemia de corona vírus , portando nada tem a ver com ser contra ou a favor da quarenta ou das ações tomadas ao combate a proliferação do virus, este outdoor expressa o que pensa a maioria do povo brasileiro contrário a manipulação escraxada que este “órgão de comunicação comunicação” tenta fazer defendendo uma ideologia claramente corrupta e de fundamental importância a seus próprios interesses. Fora Globolixo.
Redação JOM
Luis Alberto respeitamos vosso entendimento, no entanto o outdoor em questão foi posto esta semana em Santo Ângelo, depois do fechamento do comércio e assirradas discussoēs em torno do tema, inclusive carreatas pelo centro da cidade.
Fabio
Que texto mal escrito …. Sem sentido algum … Sabemos o que a rede Globo faz diariamente em seu telejornal …não tem nada ver com difamar a rede Globo … Aliás é ela que diariamente ataca o presidente .
Sueli
ADMIRO GENTE CORAJOSA 😍
Maria
Muito antes dessa pandemia os brasileiros de bem não apoia essa globo lixo
É uma emissora destruidora dos lares
Eduardo
Não sou empresário
Sou funcionário
Trabalhador do comércio de santo Ângelo
E como não vamos nos preocupar com a saúde financeira das empresas
Se e de lá que vem o salário que nos traz o pão de cada dia …
Teucu earrombado
Que reportagem lixo
Luiz da Silva
Quando todas as cidades aderirem essa prática a Globo lixo água a baixo.
Parabéns Santo Ângelo pela iniciativa.
Ricardo
A Rede Globo já é alvo de denúncias e consta na delaçāo do ex governador Sérgio Cabral-RJ. A Globo também é alvo de investigaçôes nos EUA por mutreta na copa do mundo. Nāo se pode dizer pirtanto, que a Globo é vítima dos eleitores do Bolsonaro. A Globo manipula a opiniāo pública e é imparcial nas suas matérias jornalísticas. O caso do Presidente ficou muito claro para todo pais a perseguiçāo global da mídia contra as opiniões do Bolsonaro e a ameaça desse em nāo renovar a concessāo em 2022 e nem abrir o caixa do governo federal para a mídia caviar. O resto é mi mi mi
Marcelo Michels
Gaúcha ZH tem compartilhar está campanha publicitária…
Brasil
A rede globo é que tem que ser punida, por difamar o país a fora
Não os brasileiros
Quem publicou essa matéria corre o risco de ser boicotado também por apoiar esse tipo de conduta também
Queme é comunista tem que procurar seu país de origem
Aqui é Brasil somos trabalhadores nós não vamos dar mais audiência e nem publicidade pra esse tipo de veículo que atrapalha o país
Diego Teodoro
Essa reportagem desliza para a mentira, a hasteg globo lixo começou muito antes de começarem a falar sobre o coronavirus antes mesmo de ele sait da china… e não é o eleitor mais radical do presidente, é toda a população que não aguenta mais.
Fernando
A mesma pessoa que fala em Globo lixo, que fala isso e aquilo sobre a emissora é a mesma que consome seus produtos, telecine, premiere futebol, cartola, faz propaganda de sua empresa na afiliada local ali de Santa Rosa, é assinante do jornal Zero Hora e por aí vai. Se o negócio é tão lixo assim você não tem necessidade nenhuma de consumir seus produtos. Não sejam tão hipócritas assim.
Tiago de O. Morais
É sério que a matéria está colococando a Globo como vítima na história?
Vítima é a população que essa emissora nociva tem como alvo. Não vi nada além de verdades nesse outdoor.
#Globolixo
Paulo Ricardo Rossi
Difamar a Rede Globo? UAHUHaUHUAhAUHA… eles mesmos se encarregam disto. O que o sujeito fez foi apenas a constatação do ÓBVIO ululante. #globolixo
Allan
Não acho que estava difamando a rede Globo, só estava escrito a verdade.
Milton Mateus Alves Teixeira
Apóio totalmente o material. Deveríamos por em vários pontos da cidade. Esse isolamento social não tem fundamento. Quando o povo começar saquear supermercados e outros comércios aí nossos governadores e prefeitos vão ver o efeito contrário de tudo isso. Os meios de comunicações que pregam essa paranóia apoiando governadores e prefeitos deveriam sofrer a mesma punição que estão impondo ao povo.