É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de ser um simples hobbie, passatempo ou uma atividade de fuga aos problemas do mundo.
Neste ápice, a artista plástica santo-angelense Josele Rigo, 40 anos, traz da infância o gosto pela pintura, sendo que desde os primeiros desenhos da escola já demonstrava talento nos trabalhos, sendo alvo de excelentes notas e incentivos dos pais e professores. “Quando eu era criança, eu simplesmente olhava uma imagem e, logo, a reproduzia. Ao longo dos anos, fui realizando diversos cursos em minha carreira como artista plástica. Acabei me encontrando mesmo na pintura a óleo e acrílico. Assim, em 2003, surgiu o meu primeiro quadro, batizado de ‘Casaril’, tudo por meio de um curso que eu realizei no Atelier de Artes Plásticas de Márcia Bastos”, lembra a artista, que confessa buscar a inspiração na natureza, nos olhares de pessoas e em sorrisos de crianças, jovens e adultos, tudo ao som de música clássica e erudita para poder lidar com as suas criações.
Artista plástica desde 2003, Josele é graduada em Artes Visuais na Unijuí e, atualmente, estuda a História da Arte. “A minha incentivadora, a Márcia Bastos, procurava sempre testar a habilidade de seus alunos e, de imediato, eu quis um grande desafio, que foi pintar o Casaril. Hoje, meu trabalho já foi levado a Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Bento Gonçalves, São Paulo e na Argentina e em Portugal”, conta.
A cada mês, Josele produz cerca de cinco telas por encomenda. Um dos seus trabalhos bastante procurados está sendo o nú artístico, geralmente com casais. Após a faculdade, ela pretende lecionar e realizar trabalhos voluntários no município. Tudo em nome da Arte. De 2003 pra cá, foram mais de 1.000 telas produzidas. “Eu entro dentro da pintura, me sujo toda e amo o universo da Arte”, relata Josele, filha de Anita Cavalheiro Rigo e Henrique Rigo, mãe de Jéssica, Angélica, Gabriele e Jorge Henrique Rigo.