Cinquenta anos da Legalidade mobilizam Secretaria de Educação

622 0

Alunos e professores do Ensino Médio, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), técnicos e dirigentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se mobilizam em torno das homenagens aos 50 anos do Movimento da Legalidade, que se completam neste mês.

Nas salas de aula de turmas do Ensino Médio, na abrangência das 30 CREs, a reflexão sobre o fato histórico – por muitos anos não abordado nos currículos escolares – resultará em produção textual e ilustração dos alunos. Esses trabalhos serão reunidos e irão compor um volume, a ser lançado na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, entre outubro e novembro.

A outra ação consiste no Painel “O Movimento da Legalidade no contexto da resistência democrática do Brasil”, que será realizado às 15h30min do dia 23 de agosto, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O evento reunirá como debatedores o titular da Seduc e professor de História, Jose Clovis de Azevedo, o ex-radialista e político Lauro Hagemann e o advogado e político Sereno Chaise. O painel é dirigido a estudantes e professores de escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana e convidados.

A ideia da programação é propiciar a reflexão de professores e alunos do Ensino Médio, reconstituir a experiência histórica, resgatar a importância histórica do fato, valorizar e dar visibilidade ao protagonismo popular e à participação de lideranças políticas locais vinculadas ao Movimento e difundir os conceitos de legalidade, crise e autoritarismo, intrínsecos àquele fato histórico.

Os debatedores:
Lauro Hagemann – radialista, político. Repórter Esso na “Cadeia da Legalidade”, em 1961.
Sereno Chaise – advogado e político. Na época do Movimento da Legalidade, Chaise era deputado estadual.

Neste artigo

Participe da conversa