Biblioteca pública mantém viva a chama da leitura há 72 anos

795 0

A Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay completa 72 anos de história no dia 17 de agosto. Para resgatar e, ao mesmo tempo, revitalizar a relação com a comunidade, a coordenação da biblioteca está recebendo fotografias registradas no local, e vai realizar uma Exposição Fotográfica agendada para acontecer durante a semana cultural do município, de 11 a 17 de agosto.

 

Além disso, neste período haverá nas dependências da Biblioteca: “Contação” de histórias e apresentações teatrais. As atividades foram propostas pela bibliotecária, Fernanda Ribeiro Paz, e acolhidas pela Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Juventude de Santo Ângelo.

A Biblioteca Pública Municipal empresta, em média, 80 livros todos os dias. Isso equivale a mais ou menos 1200 visitantes todos os meses. A maior procura é por livros literários. Fernanda conta que são livros de literatura estrangeira, brasileira, livros espíritas e infanto- juvenis. Cada sócio tem direito a levar para leitura em casa, um livro adulto e dois livros de literatura infantil em cada retirada. As obras disponíveis são fruto de doações da comunidade.

Além dos sócios e leitores assíduos, que também se reúnem para ler jornais e revistas e fazem da biblioteca um ponto de encontro, o local recebe a visita de estudantes, pois os professores fazem indicações de pesquisas.

A busca de conteúdo no acervo da biblioteca ainda é necessária na opinião dos profissionais de ensino. Áreas do conhecimento como a história, ainda são priorizados e tem no acervo da biblioteca conteúdo incomparável, principalmente se for relacionado a fatos regionais, visto que, são raras as referências do gênero em arquivos digitais.

No espaço da biblioteca estão disponíveis 10 computadores para o uso dos freqüentadores do local, no entanto, o livre acesso a internet é permitido, pois a finalidade inicial do projeto foi proporcionar a inclusão digital, deste modo, não prioriza a pesquisa de conteúdo científico ou literário, nem mesmo, substitui o uso do livro pelo computador.

Para retirar um livro é necessário fazer uma carteirinha e se tornar um sócio da biblioteca, Fernanda Ribeiro Paz, expressa à necessidade trabalhar a conscientização dos sócios, quanto às regras de devolução, hoje, a biblioteca contabiliza cerca de 350 exemplares que não retornaram para o acervo e, além disso, não existe um modo efetivo ou jurídico de cobrar dos leitores. “É necessária a conscientização por meio de campanhas”, acrescenta Fernanda.

Todos os interessados em participar da exposição fotográfica e enviar uma foto impressa ou digital podem anexá-la em um e-mail direcionado para: bpmsapolicarpogay@hotmail.com ou entregar pessoalmente ou por carta na biblioteca: Rua Três de Outubro, nº 800 – Cep 98801-610 – Santo Ângelo/RS. Telefone (55) 3313 1260.

 

Neste artigo

Participe da conversa