Defesa Civil de Santo Ângelo participa de Seminário Internacional de Controle Meteorológico

O evento teve as palestras “Relâmpagos”, com o professor Luiz Machado, “Tornado no sul do Brasil” - professor Ernani Nascimento (UFSM) e “As Tempestades e o jato dê...

1135 0

WhatsApp Image 2018-10-25 at 08.40.02O chefe do departamento da Defesa Civil de Santo Ângelo, Adelar Cavalheiro, participou no último dia 6,do primeiro Seminário Internacional do Controle Meteorológico, em São Borja.
O evento teve as palestras “Relâmpagos”, com o professor Luiz Machado, “Tornado no sul do Brasil” – professor Ernani Nascimento (UFSM) e “As Tempestades e o jato dê baixos níveis” – professora Ariane Frassoni.
Além disso, foi visitada a estação meteorológica de monitoramento de chuva, granizo, ventos, que foi instalada com o objetivo de monitorar eventos climáticos com maior precisão. Cavalheiro destaca que a região da bacia da prata é a segunda região no mundo com maior incidência de ocorrência de tempestades, fato que reforça a necessidade da prevenção. “O melhor trabalho é a prevenção, para cada dólar de investimento sete serão economizados reduzindo os bilhões gatos anualmente com os adventos adversos”.
Adelar explica também que atualmente, o monitoramento de minuto em minuto das condições climáticas e feito pelo Radar de Santiago, que cobre um raio de 250 km, além do radar de São Borja, que cobre um cerca 100 Km.
Além disso, o acompanhamento pode ser feito também por meio do aplicativo para smatphones “SOS Chuva”, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store e App Store.

WhatsApp Image 2018-11-07 at 16.07.59 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa