Alunos tocam em fragmentos de meteoros e peças de satélites

Entre as atividades de 73 anos da Escola Estadual Dr. Augusto do Nascimento e Silva alunos participaram do Projeto “Astronomia na Escola” do Observatório BioAstronômico de Itaara/RS

2617 0

Observatório BioAstronômico Cosmos - no Augusto Nascimento e silva (10) (Copy)

Entre as atividades de aniversário de 73 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Nascimento e Silva os alunos participaram do projeto Projeto Educacional “Astronomia na Escola” idealizado pelo Observatório BioAstronômico Cosmos de Itaara RS. A direção e professores se mobilizaram para oferecer na última terça-feira, dia 14, nos três turnos de atividades o contato dos alunos com o acervo do Observatório.
Nesta atividade eles tem contato com fragmentos de meteoros, lixo espacial, maquetes da orbita dos planetas, banners explicativos, roupas espaciais, bem como experimentos e objetos que favorecem ao aluno a melhor compreensão das questões da Física, Matemática, Química, História, entre outros através da experimentação lúdica e interativa.
A palestra foi ministrada pelo diretor do Observatório BioAstronômico Cosmos, Hernán Mostajo e assessorado pela diretora do acervo Roberta Ávila. Ela explica que o projeto já esteve em 180 cidades do Rio Grande do Sul e considera uma experiência única para os alunos que são despertados por meio do contato com este tipo de material, que é raro em território nacional.
As crianças vibram muito ao tocar em um artefato que pertenceu a um satélite que caiu em Ibirubá, no ano de 1993. Na palestra de Hernán Mostajo as crianças são informadas que existem 13 mil satélites em orbita, sendo que apenas três mil estão em atividades, os 10 mil restantes são lixo espacial e que eventualmente adentram a atmosfera sendo atraídos pela gravidade.
Ao final da palestra eles também participaram do lançamento de um foguete que usa garrafas PET, ar comprimido e água para um “lançamento demonstrativo de foguete” que demonstra na prática a Terceira Lei de Newton. (A terceira lei de Newton afirma que a toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade, mas que atua no sentido oposto. A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo recebe-a).
A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Nascimento e Silva foi fundada em 30 de agosto de 1945. Funciona nos turnos da manhã, tarde e noite e conta com ensino fundamental, séries iniciais e finais e ensino médio politécnico. Na modalidade EJA, ensino fundamental e médio. Integram a escola 63 professores, 15 funcionários e aproximadamente 890 alunos.

 

Observatório BioAstronômico Cosmos - no Augusto Nascimento e silva (2) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa