Associação Comercial
A Acisa, ao que eu sei, teve seu início com o nome de Associação Comercial nos anos de 1929, sendo seu primeiro presidente, homem de marcada atuação no comércio da região. Funcionava ela em um acanhado prédio na Rua Marechal Floriano, em frente a Casa Franke. Muitos presidentes por lá passaram, todos dando sua contribuição para o desenvolvimento da entidade.
Até que o Sr. Nelson Koercher, presidente que, por cinco mandatos consecutivos, conseguiu dar inicio à construção de sua sede, em um terreno baldio da prefeitura, entre a Praça Rio Branco e a quadra da Viação Férrea, onde acamparam diversos circos, alguns grandes como Irmãos Robatini, e outros, apresentando feras e o globo da morte. Muitos parques de diversão por ali passaram, e onde mais a gurizada da vizinhança jogava suas peladas, sempre acompanhadas de carregadores de malas da Viação Férrea e da Rodoviária, que lá ficavam até a hora do “P”- trem de passageiros.
O Sr. Nelson Kaercher foi o iniciador e incansável batalhador da construção desse prédio, até seu término, acompanhando sempre pelo Sr. Aparício Amaral, que posteriormente viria a tornar-se presidente por diversos mandatos. Ambos abnegados ex-presidentes, sempre assessorados pelo Sr. Siegfried Ritter, homem de muita prática em construções- Foi gerente da construtora Medaglia- autora do projeto de construção. Muitos associados e ex-presidentes auxiliaram para que essa construção fosse concluída.
Em nosso mandato no ano de 1962-1963, conseguimos junto com o Sindicato Rural colocar em funcionamento o frigorífico da cidade, parado há algum tempo, onde foi envolvido Acisa e sociedade. Enfrentamos o conturbado período de agressões e agitações que antecederam à Revolução de 1964.
Devemos destacar que a atuação do nosso sucessor, Carlos Brasil do Amaral Catani, que foi quem transformou a Associação Comercial em Acisa (Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Ângelo), ampliou em muito a atuação da Associação Comercial na sociedade, abrangendo, além do comércio e indústria, serviços e agropecuária de nosso município.
Desde aquele tempo até os dias de hoje, todos os ex-presidentes deram sua colaboração para que ela se desenvolvesse e chegasse ao que é hoje perante a comunidade.