

As flores da magnólia têm entre 15 e 25 centímetros e chamam a atenção pelo seu tamanho. Nesta semana de outubro, após as intensas chuvas que surpreenderam os santo-angelenses pelo expressivo volume de água, a magnólia está com dezenas de flores e centenas de botões, prestes a eclodirem em intenso branco e suave aroma. A árvore também é frequentada por pássaros que emprestam sonoridade natural à magnólia.
Nem todos os moradores conhecem o significado desta árvore no contexto histórico do município, nem mesmo, sabem que a magnólia é reconhecida como patrimônio natural. Diante deste curioso fato, ilustramos esta página com suas flores, pois a imagem da flor só pode ser capturada nas luzes de outubro, na primavera.
Na manhã de sexta-feira, dia 21, a lua ainda pairava sob o céu parcialmente nublado de Santo Ângelo. Momento em que fotografamos um botão da imensa árvore acompanhada de nosso satélite, a lua, inspirando este singelo relato e ilustrando a capa desta edição. Por fim, a grandeza da natureza permite contarmos a história da “Magnólia santo-angelense e o namoro com a lua, que já tem 232 anos”.
A Magnólia consta em uma relação de elementos do patrimônio turístico cultural da região missioneira realizado no ano de 2006 pelo Instituto Andaluz Del Patrimônio Histórico, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e URI Câmpus de Santo Ângelo. O referido estudo e inventário estão disponíveis em arquivo digital na internet com uma série de locais e prédios que fazem parte da história desta região.