Partilha e comunhão para celebrar o dia de Santo Antônio

1384 0

Três dias dedicados a partilha e a comunhão para celebrar o dia do Padroeiro Santo Antônio. A partir de amanhã, os membros da paróquia Santo Antônio do Bairro Pippi em Santo Ângelo, iniciam uma série de atividades como: distribuição de pãezinhos, teatro caipira, festa popular, quermesse dias 12 e 13, missas, almoço no domingo, mas o que chama a atenção, é o envolvimento de toda a comunidade católica. Os fiéis entram em sintonia de propósito e juntos, organizarem atividades que reforçam a fé e ajudam a manter o patrimônio que faz parte da história dos moradores.

 

Neste ano a celebração que ocorre no domingo reserva uma novidade. Após a missa, a imagem de Santo Antônio segue carregada pelos fieis da igreja e ao som de músicos, será levada até o salão paroquial onde deve ocorrer o almoço e a festa durante a tarde.

 

Quermesse

A venda de alimentos inicia já na sexta-feira, dia 12 às 10h. Quando, no salão paroquial da comunidade estará disponível uma série de alimentos. Assados de porco e galinha, comercialização de cucas, rapadura, bolos, pasteis, entre outros. Padre Viro lembra que muitos dos ingredientes foram doados por pessoas da comunidade, a exemplo do “amendoim que deve ser usado para fazer rapaduras muito saborosas” o religiosos falou que são rapaduras muito particulares com sabor inigualável.

 

A participação da comunidade

Os moradores colaboram como podem, alguns, ajudam na confecção e organização dos alimentos que serão preparados e vendidos na quermesse, há os que doam dinheiro e ingredientes, e ainda, queles que doam seu tempo e trabalho para que tudo esteja perfeitamente preparado, desde as celebrações religiosas até a música da festa. Padre Viro Antônio Rauber está a quatro anos na paróquia, ele conta que as festas também tem a finalidade de auxiliar na manutenção do patrimônio da Igreja. “Graças a colaboração do povo. Muita colaboração do povo, estamos equilibrando as nossas contas”. Comentou o padre, que elogiou o comprometimento da comunidade nas questões religiosas e comunitárias.

“São amigos bem feitores que estão em sintonia com a paróquia para que ela possa estar bem, não só financeiramente como pastoralmente”. Além da igreja, a paróquia conta com instalações que permitem atividades de formação de religiosos até reuniões grupais dos movimentos pastorais da igreja como: Emaús, Cursilho, JEM – Jovens em Movimento, JUC – Jovens Unidos em Cristo, Carismáticos, Pastoral da criança, entre outros. Todos se unem e colaboram no desenvolvimento da festa desta semana.

A paróquia conta com a Igreja, Casa Canônica e secretaria, aberta de segunda a sexta das 12h30min às 17h30min e no sábado das 7h30min até as 11h. A missa de domingo será concelebrada, pois terá a presença de três padres: o pároco da comunidade, Viro Antônio Rauber, Padre Marcelo que é do Seminário e um assíduo colaborador e o Padre Arnaldo Sulzbach que foi o primeiro pároco da comunidade Santo Antônio…

 

A distribuição dos pãezinhos

Amanhã, dia 11, sexta, 12 e sábado, 13, sempre as 19h, serão celebradas missas onde há a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio. Nesta quinta, além da tradicional benção da saúde ocorre a “partilha dos pães”, pois conforme destaca o Pároco, Viro Antônio Rauber, Santo Antônio era, desde jovem, muito generoso. No site da Congregação das Irmãs Paulinas, encontramos a História de Santo Antônio. Onde relata que o santo ficou conhecido ao seguir e pregar pelos caminhos da Itália setentrional, praticando a caridade, catequizando o povo simples, dando assistência espiritual aos enfermos e excluídos e até mesmo organizando socialmente essas comunidades. Pregava contra as novas formas de corrupção nascidas do luxo e da avareza dos ricos e poderosos. Neste sentido o Padre Viro complementa afirmando que ele é conhecido como o santo da partilha e da comunhão.

“Santo Antônio pregou a palavra de Cristo até morrer, em 13 de junho de 1231, nas cercanias de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali, foi sepultado numa magnífica basílica romana. Sua popularidade era tamanha que imediatamente seu sepulcro tornou-se meta de peregrinações que duram até nossos dias. São milhares os relatos de milagres e graças alcançadas rogando seu nome. Ele foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo papa Gregório IX.

Na Itália e no Brasil, por exemplo, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Há também uma forma de caridade denominada “Pão de Santo Antonio”, que copia as atitudes do santo em favor dos pobres e famintos. No Brasil, ele é comemorado numa das festas mais alegres e populares, estando entre as três maiores das chamadas festas juninas. No ano de 1946, foi proclamado doutor da Igreja pelo papa Pio XII.

 

A programação é a seguinte:

Quinta-feira, dia 11 às 19h

Missa com benção da saúde e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio

Sexta-feira, dia 12, a partir das 10h

Quermesse com comercialização de assado de porco, galinha, cuca, rapadura, bolos, pastéis, rapaduras etc…

Sexta-feira, dia 12 às 19h

Missa a cargo da Catequese e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio

Sábado, dia 13, às 19h

Missa Celebrada pelo padre Marcelo, distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e teatro caipira “Paxão Cabocra” a cargo do grupo JUC Santo Antônio

Sábado, dia 13, a partir das 10h

Quermesse com comercialização de assado de porco, galinha, cuca, rapadura, bolos, pastéis, rapaduras etc…

Domingo, dia 14, às 9h30min

Missa concelebrada pelos padres Marcelo, Arnaldo Sulzbach e Viro Antônio Rauber

Domingo às 12h

Almoço com churrasco, maionese, cuca e complementos (cartões a venda na secretaria da paróquia. Mais informações pelo telefone (55)3312-4677)

Domingo a tarde

Festa popular com sarau dançante, sorteio de rifa e animação musical

Neste artigo

Participe da conversa