A proposta do Paraequestre do Centro Missioneiro de Equoterapia foi oficialmente lançada nesta quarta feira, dia 16. A solenidade ocorreu na sede da entidade na presença de autoridades locais e estaduais. O presidente Geral da Fundergs – Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Claudio Augusto da Silva Gutierez, anunciou que a entidade acolheu a proposta e vai dar um aporte financeiro de cerca de R$ 11 mil para organizar uma competição Paraequestre em Santo Ângelo que será o Primeiro festival Paraequestre Missioneiro.
Neste primeiro momento será realizada uma competição festiva que servirá de projeto piloto para a proposta do centro. Segundo a coordenadora técnica do CMESAC, Mariliane Adriana Monteiro, o Paraequestre tem o objetivo proporcionar esporte e lazer para uma parcela que é historicamente excluída de competições e até mesmo da prática esportiva. Neste sentido protocolou um projeto no programa pró-esporte. O secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Ricardo Peterson, esteve na solenidade para assinar um convênio. Se aprovado será possível captar recursos junto a empresas interessadas em apoiar a proposta e posteriormente os valores repassados ao centro pode ser deduzido do Imposto de Renda.
O evento contou com a presença dos esportistas João Derly – Campeão Mundial de Judô e Luiza Oliano – Campeã Mundial Juvenil de Judô para cegos.