Sábado 28/01/2012

Os 44 anos de trabalho Não é fácil para ninguém  cumprir expediente diário, com horários certos de entrada e saída, por quarenta e quatro anos corridos. Pois assim...

177 0

Os 44 anos de trabalho

Não é fácil para ninguém  cumprir expediente diário, com horários certos de entrada e saída, por quarenta e quatro anos corridos. Pois assim se cumpriu a carreira funcional de Iramir Almeida de Moraes junto ao Serviço de Registro de Imóveis de Santo Ângelo, aposentado como Oficial no dia 18 de novembro de 2011. Ainda jovem, Iramir começou a trabalhar no assento imobiliário da nossa Comarca, sob o comando do então Oficial Cezar Beck Machado, após rápida passagem pela Drogaria De La Rue, então existente na Rua 25 de Julho, de propriedade de Waldemar De La Rue. Compenetrado, solícito no atendimento aos interessados, o recém aposentado  foi conquistando a confiança do titular e dos colegas de trabalho.
Com a aposentadoria do Cezar, titular do Registro de Imóveis por trinta anos consecutivos, Iramir passou a ser o novo Oficial, cargo do qual se despediu há poucos meses. Em seu lugar, foi designado Hilário Ritter, que conta com trinta anos de serviços na referida serventia, tendo como substituto Edemir Silvestrini da Silva, que passou dos vinte anos na repartição. Hilário é santo-angelense, filho de Amargo Nicolau Ritter, o qual foi um dos fundadores da Mecânica Ritter, ao lado do seu irmão Siegfried, ex-Prefeito Municipal. Iramir, Hilário e Edemir têm em comum a simplicidade, a discreção  e o devotamento ao trabalho.
Logo depois de se aposentar, Cezar Beck Machado me pediu, com a naturalidade de quem conhece a continuação da vida em outro plano,  que por ocasião do seu falecimento, eu comparecesse ao velório e dissesse algumas palavras sobre a brevidade da vida humana. Queria deixar pago o “serviço”, do qual rejeitei de imediato, mas assegurei que cumpriria sua vontade. Alguns anos depois, já residindo na Capital do Estado, Cezar pegou o chapéu e saiu do mundo físico. Não foi possível, então, cumprir o que lhe prometera. Assim também aconteceu com Horácio Gomes Bittencourt, cidadão muito solidário e mesmo idoso arrecadava presentes em cada Natal para pessoas pobres de recursos materiais. Como ele desencarnou em Palmeira das Missões também deixei de estar presente em seu velório. Mas, com certeza, eles me entenderam e me perdoaram.
PS – De Porto Alegre, o professor aposentado Wilson Kaercher, ex-diretor do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, manda e-mail dizendo-se emocionado ao ler a coluna em que foi destacado o meritório trabalho do seu pai, Nelson Kaercher, para a consolidação da atual Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo.
A FRASE do Espírito EMMANUEL, pela psicografia do médium Francisco Cândido Xavier, o inolvidável Chico: – Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual dos teus olhos.

Neste artigo

Participe da conversa