Sábado 08/10/2011

Umas e outrasNascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, assim é a lei que rege os seres humanos. De todas as raças, de todas as crenças religiosas, de todas...

233 0

Umas e outras
Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, assim é a lei que rege os seres humanos. De todas as raças, de todas as crenças religiosas, de todas as motivações políticas. Em obediência à Lei Maior, voltou ao plano espiritual João Pio Flach, irmão do piloto Egydio. Diplomado em Odontologia, Pio trabalhou muitos anos como dentista em Cerro Largo, sua terra natal. Depois, ao lado da esposa Liane Helena, comandou a emissora de rádio da cidade. Na adolescência, foi aluno do Colégio Marista desta terra missioneira. Antes de partir para a cremação em Porto Alegre, o Pio recebeu a cerimônia de despedida dos irmãos da Loja Maçônica Renascença IV, de Santo Ângelo.
De Uberlândia, onde reside há muitos anos, Itamar Jung comunica a partida de Lino Villa Sanches para a vida espiritual, nos últimos dias de setembro passado. O Lino morou na Capital das Missões durante várias décadas. Sargento do Exército, diplomou-se na Faculdade de Direito, mas nunca advogou. Estava morando na cidade de Chapecó. O Itamar lembra que, na década de 60, foi vizinho do Lino, na Rua Oswaldo Cruz, na mesma quadra em que também moravam o Sidnei Krahn, atual gerente da Caixa Econômica Federal, posto avançado junto à Justiça Federal, e os irmãos sargentos Alvarino Dalsasso, também professor de Educação Física nos colégios da cidade, e José. Pedro Canísio Lippert conta que recebeu aulas de matemática do Lino para obter promoção a sargento do Exército.
Sábado passado, o amigo Luiz Valdir Andres publicou em seu espaço no jornal A Tribuna foto da visita de comissão de santo-angelenses ao Palácio Piratini. Na oportunidade, o prefeito Odão Felippe Pippi e os vereadores José Alcebíades de Oliveira e João Antunes Fernandes Filho, o Jango da Casa Sonora, foram recepcionados pelo Governador Leonel Brizola. Pippi pertencia ao PTB, partido de Brizola, ao passo que o radialista Oliveira se elegera pelo PSD e Jango pelo PRP, que agrupava os simpatizantes de Plinio Salgado. O Andres não identificou quem estava atrás do Brizola. Respondo: era Luiz Fernando Crespo de Souza, então Oficial de Gabinete no Piratini.
Crespo de Souza, homenageado em uma das ruas da cidade, era natural de Pelotas. Casou com Maria Eva Licht, filha do farmacêutico Amantino Licht, e então passou a residir na Capital das Missões. Boa conversa, bem sociável, logo conquistou muitos amigos e se elegeu como um dos vereadores mais votados do município. Convidado por Brizola, Crespo passou a trabalhar no Piratini, tendo deixado o mundo físico em Porto Alegre. Outro dia, me encontrei com o engenheiro-civil José Ovídio Rodrigues, que hoje é o único descendente do Ministro do Tribunal de Contas do Estado Ulysses Rodrigues em Santo Ângelo. Ele confirmou a informação de que os sobrinhos do Dr. Ulysses costumavam chamá-lo de tio Duca, como me dissera o colega Raul Viñas.
A FRASE DO CHICO XAVIER – Esperança é o amor que sonha.

Neste artigo

Participe da conversa