Seiscentas mudas de árvores plantadas no espaço urbano

A RGE Rio Grande Energia doou e está realizando o plantio de 600 mudas de arbustos e árvores por meio do programa Arborização + Segura.

831 0

A RGE Rio Grande Energia doou e está realizando o plantio de 600 mudas de arbustos e árvores por meio do programa Arborização + Segura. Nesta semana o trabalho foi realizado na Av. Brasil e na Av. Getúlio Vargas, mas a ação será realizada em seis principais ruas e avenidas do espaço urbano de Santo Ângelo.
São mudas de Manacás da Serra, Primaveras, Pereiras, Ipês da Várzea/amarelo, Extremosas brancas, rosas e vermelhas, Escovinhas de Garrafa, Araçás e Cabuins. Rio Grande Energia em parceria com o município.
Por outro lado, 205 árvores consideradas impróprias e que representam risco ao sistema elétrico serão retiradas. As espécies, locais e quantidade de mudas podem ser conferidas no quadro informativo. A ação é uma parceria da RGE – Rio Grande Energia com o município.
A maioria das espécies arbóreas é composta por arbustos ornamentais que alcançam no máximo quatro metros de altura, foram escolhidos de modo que convivam de forma mais harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como as redes de água, esgoto, telefonia, elétrica, calçamentos, iluminação pública, entre outros.
Na cova aberta para o plantio de cada muda é colocado um composto orgânico e um gel retentor de água para garantir que a muda não sofra o impacto do transplante e acabe morrendo. Este recurso é usado para manter a planta hidratada por mais tempo, caso haja períodos sem chuva, uma guia de madeira para a condução da planta e um cercado de arame galvanizado também protegem e ajudam na condução dos arbustos.

O projeto Arborização + Segura

O projeto Arborização + Segura promove maior segurança à população por meio do plantio de As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações Estaduais e Municipais vigentes, bem como a aceleração da regeneração das ruas que passarão pela revitalização.
A interferência de vegetais na rede elétrica é a causa de 2/3 das interrupções de energia na área de concessão da RGE. Principalmente em dias de vento, mesmo com as podas preventivas realizadas, galhos e árvores avançam sobre as redes ocasionando o curto circuito entre os cabos e outros componentes do sistema elétrico, causando a interrupção do fornecimento de energia a população.
Neste sentido, a RGE está desenvolvendo, com diversas cidades, o projeto Arborização + Segura, a fim de reordenar a arborização urbana dos municípios e diminuir as interferências de vegetais na rede elétrica, contribuindo para a segurança e melhoria na qualidade de vida da população.

Saiba mais

Ruas onde árvores serão substituídas
• Rua São Luis
• Rua Marechal Deodoro
• Rua Piratini e nas
• Avenida Sagrada Família
• Avenida Rio Grande do Sul

Ruas que estão recebendo o plantio de novas mudas
• Av. Salgado Filho: trecho entre a Rua 20 de Setembro até ERS 218 = 120 primaveras
• Av. Getúlio Vargas = 60 manacás da serra
• Av. Sagrada Família = 120 peras
• AV. Brasil: Trecho – da Florêncio de Abreu até a ponte = 79 Ipê da Várzea/Amarelo
• Av. Brasil: Trecho entre XV de Novembro até a Antunes Ribas = 30 Ipê Roxo
• Av. Brasil: Trecho entre Marechal Floriano até a Av. Venâncio Aires = 25 Ipê Roxo
• Av. Brasil: Trecho entre a Av. Getúlio Vargas até a Souza Lobo = 44 Primaveras e escovinhas de garrafa
• Av. Venâncio Aires: Trecho entre a Rua do Carmo até a Ponte do Itaquarinchim = 16 Ipê Roxo
• Av. Venâncio Aires: Trecho entre a Av. Rio Grande do Sul e Rua 25 de Julho = 14 Primaveras ou Murtas Verdadeiras
• Av. Rio Grande do Sul: (no canteiro central) Trecho entre a Rua Coronel Gay e Venâncio Aires = 30 mudas de Extremosas Brancas, rosa e vermelhas e Escova de Garrafa.
• Av. Rio Grande do Sul: (no passeio público) Trecho entre a Rua Coronel Gay e Venâncio Aires = 60 (intercaladas) Escova de garrafa, Primaveras, Araçás e Cambuim.

Plantio de árvores (4) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa