Novo significado para o tronco que quebrou as pérgolas

O mesmo Jacarandá Mimoso que deixou marcas de destruição na Praça Pinheiro Machado recebe flores e ornamenta aquele espaço

463 0
O Jacarandá Mimoso que quebrou três pérgolas da Praça Pinheiro Machado agora ornamenta aquele espaço púbico servido de floreira. A força do vendaval ocorrido em 19 de outubro de 2017 produziu uma das cenas mais compartilhadas entre os moradores, uma árvore tombou e quebrou parte do pórtico feito com pérgolas que representam os 30 Povos Missioneiros em Santo Ângelo.
As marcas do vendaval ainda são percebidos no cotidiano da cidade. Mas a criatividade da equipe da Secretaria do Meio Ambiente deu um novo significado para aquele pedaço da árvore. Um oco no tronco foi preenchido por “onze horas” que colorem o gramado da Praça, ao lado das pérgolas destruídas. A floreira não apaga a imagem da destruição, mas produz sentidos e pontos de vista mais criativos em torno de um mesmo fato.
A iniciativa foi do Secretário do Meio Ambiente do Município Francisco Medeiros, que se inspirou em reaproveitamentos semelhantes realizados no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Medeiros disse que a ideia é aproveitar as árvores que eventualmente venham a cair, transforando-as na medida do possível,  devolvendo-as para o convívio da comunidade e natureza com outro significado.
Tanto os troncos, quanto as raízes são fonte de inspiração para ornamentar a cidade. O Secretário adiantou que a equipe da Secretaria está com troncos e raízes guardadas para realizar mais intervenções do mesmo tipo em Santo Ângelo.
Segundo o Secretário de Obras do Município, Diórlan Zanetti, o processo para consertar as pérgolas está em andamento. Ao mesmo tempo, ele justifica que se trata de uma obra com formato e especificações bem particulares. “É necessário refazer os moldes para concretá-las novamente. Por isso esse retrabalho é um pouco mais demorado, devido as formas (moldes) do pergolado” explicou Diorlan. Segundo o secretário o processo esta sendo finalizando pela parte técnica da prefeitura. Ele acredita que a licitação e contratação devam ser feitas em breve.
Neste artigo

Participe da conversa