Muitas folhas de ficus por hora

Espécie de árvore reage às variações climáticas e aborta de modo anormal as folhas no município de Santo Ângelo

1467 0
Rua Antônio Manoel
Rua Antônio Manoel
Rua Barão de Santo Ângelo
Rua Barão de Santo Ângelo

Ficus estão abortando as folhas rapidamente e deixam as calçadas e ruas cobertas de folhas. O fenômeno iniciou à poucos dias. A rapidez que as folhas estão caindo chamou a atenção dos moradores, que nos locais de comércio optam por varrer o passeio varias vezes ao dia.
Aparentemente o fenômeno está relacionado a geada ocorrida na

Rua Marquês do Herval
Rua Marquês do Herval

última semana a incidência de queda normalmente é mais lenta e em menor quantidade. Segundo estudiosos esta planta reage a mudanças bruscas de luminosidade e temperatura. Os estremos do clima que tem ocorrido nos últimos meses pode ser a explicação para o fenômeno.

CARACTERÍSTICAS DA ÁRVORE
De folhas ovais, brilhantes e com terminação pontiaguda o Ficus Benjamina é uma árvore de grande porte e pouco recomendada para o plantio próximo de residências e passeios públicos, pois possui raízes aéreas que podem destruir calçadas, danificar fundações e encanamentos. No entanto ideal para parques e fazendas. O fícus tem frutinhos vermelhos sem semente, pois é uma árvore originaria da Ásia. China, Índia, Tailândia.
A espécie também é usada em vasos dentro de casa ou com poda radical em formato ornamental arredondado. Ao natural podem atingir até 15 metros de altura com copa grande, são as chamadas figueiras. Esta espécie esta no imaginário de muitos poetas e compositores gaúchos, pois remetem a identidade visual das antigas residências do meio rural, onde este tipo de árvore proporcionava convidativa sombra em frente das propriedades rurais.

Neste artigo

Participe da conversa