Um vestibular diferente

Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas foi aplicada no processo deste final de semana

455 0

O Vestibular 4.0 da Faculdade Santo Ângelo (FASA) foi realizado na última, sexta-feira, dia 29, sábado, 30, e domingo, 1º. A instituição usou uma metodologia diferente para selecionar os alunos que vão ingressar na graduação. A inovação aboliu as tradicionais provas de múltipla escolha e redação e apresentou aos candidatos a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
As atividades realizadas pelos vestibulandos foram orientadas pelos âncoras, coordenadores de curso ou professores, diretamente nos laboratórios da instituição, de acordo com o curso escolhido. Após contextualização temática, apresentou-se uma questão-motriz a ser respondida.
Em grupo, com a possibilidade de pesquisa a partir de celulares, livros e outros recursos, os vestibulandos realizaram um brain storm, levantando hipóteses e compartilhando informações e experiências relacionadas. Ao final, cada candidato realizou seu relato de aprendizagem no Diário de Bordo – registro arquivado pela Instituição.
“A inovação está no DNA da FASA, nos desafiamos constantemente a realizar o melhor, a oferecer formas contemporâneas e dinâmicas de ensino e aprendizagem. Nossos futuros estudantes já tiveram contato com isso no Vestibular 4.0, a ABP possibilita criação de pensamento crítico e criativo, participação e decisão sobre o seu processo de aprendizagem. E, além disso, é um estudo de situações reais úteis para o futuro profissional, essa metodologia cria capacidade de análise, decisão, delegação e trabalho em grupo”, detalha o diretor-presidente da FASA, professor Rafael Rossetto.

SOBRE A EXPERIÊNCIA
Quem prestou vestibular para Medicina Veterinária, por exemplo, pode optar entre uma situação relacionada a qualidade do leite ou a reprodução animal. A primeira foi realizada no Laboratório de Microbiologia; a segunda, no laboratório de Anatomia.
Já os vestibulandos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil foram apresentados a uma situação-problema relacionada à estrutura e carga suportada em pontes. A atividade foi realizada no Laboratório de Física da FASA e teve como artefato de aprendizagem o kit mola. Os vestibulandos tiveram que montar a miniaturas de uma ponte e projetar a carga que ela suportaria em escala real.
Para o curso de Agronomia, o tema-problema proposto foi relativo ao aumento de produtividade de leite e carne a partir do manejo de forragem, com atividade realizada no Laboratório de Química. Candidatos ao curso de Pedagogia realizaram a atividade no Espaço Frida Kahlo – Laboratório de Direitos Humanos e Diversidade, onde foram desafiados a desenvolver uma prática pedagógica de conscientização sobre a importância dos Direitos Humanos para a vida em sociedade.
A lista de aprovados no Vestiba 4.0 da FASA foi divulgada na tarde de domingo, 1, e está disponível no site www.sejafasa.com.br. O período de matrículas iniciou na terça-feira, 3, e segue até sexta-feira , 6, das 13h30min às 22h, presencialmente, na Secretaria Acadêmica.

2 - Fasa Vestibular - Leonardo Jung Assessoria FASA (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa