Já foi espaço de ferrovia e agora é de convívio

Ela é chamada de “Praça do Bairro Meller Norte” e localiza-se em uma área que era reservada para a viação ferroviária. Hoje o trem não apita mais e...

118 0

Praça do Bairro Fava (6) (Copy)Na “Praça do Bairro Meller Norte” os trilhos do ramal ferroviário já não existem mais. Restou somente a curva do traçado e o lugar onde a população passou a usufruir de momentos de lazer e convívio social. Os moradores plantaram árvores, grama, existe uma academia ao ar livre, balanços e goleiras improvisando um campo de futebol.
Não foram encontrados os registros oficiais que dão nome a este espaço consagrado como praça, mas é um espaço público que está localizado na rua Óscar Ernesto, junto no limite da área do 1º B COM. A área tem aproximadamente sete mil metros quadrados.
O morador Luís Carlos reside em frente à praça, há mais de 34 anos. Ele ainda se lembra da época em que os trilhos estavam naquele lugar, praticamente em frente da sua casa. “Os trens passavam aqui na frente, seguiam por trás da garagem do BNH e chegavam lá na estação”, disse o morador. Segundo ele, após a desativação do ramal ferroviário, os trilhos permaneceram um bom tempo no local, quando foram retirados e abriram espaço para o que hoje é a praça.
Já a sua esposa, dona Marlene, prefere avaliar o momento atual do espaço, contanto que quase todos os dias o casal atravessa a rua, pega cadeira e vai até a pracinha para toma um chimarrão ao final da tarde. “Aqui é muito bom, chamamos de pracinha, pois tem balanço, academia ao ar livre e tudo mais. No final se semana isso aqui enche de gente tomando chimarrão, tu tem que ver como fica”, explicou à moradora. O local também é utilizado para a religiosidade, pois Marlene conta que uma igreja já fez cultos naquele espaço.

O que tem no local
Além dos escorregadores e balanços, também está instalado no local uma academia ao ar livre. Como opção de lazer, a pracinha conta ainda com um campinho improvisado de futebol. No quesito de infraestrutura o local necessita de uma reurbanização e alguns brinquedos infantis e aparelhos da academia estão precisando de manutenção.
Na questão de paisagismo, a interversão que existe foi realizada pelas pessoas da comunidade, como o plantio de árvores.
Não há um planejamento elaborado com floreiras e espaços urbanizados de convivência. Entre as árvores estão os cinamomos, ingazeira, limoeiro, plátanos, entre outras.
O morador Luís Carlos conta que os moradores que residem nas proximidades ajudam na conservação e limpeza do local que também é feita por uma equipe da prefeitura que corta a grama e pelo exército, pois militares também contribuem na limpeza das redondezas. Mesmo assim, em alguns pontos da praça é possível notar entulho que é descartado de forma ilegal.

Praça do Bairro Fava (19) (Copy)

Praça do Bairro Fava (5) (Copy)

Praça do Bairro Fava (12) (Copy)

 

 

Neste artigo

Participe da conversa