Beto Chaves é Policial Civil do Rio de Janeiro já morou temporariamente no Complexo do Alemão para documentar a realidade daquela comunidade, já viajou por 38 países, fala oito idiomas. Na televisão foi entrevistado no Programa do Jó, participou de um reality “Papo de Polícia” exibido no Multishow, entre outras atividades que preenchem a agenda deste policial civil com palestras e treinamentos.
Na terça-feira, dia 24, Santo Ângelo foi sede de mais uma atuação de Beto Chaves. Mais de 70 Policiais Civis de todo o Estado do Rio Grande do Sul participaram de um treinamento no auditório da 13º Regional da Polícia Civil.
Beto é criador de uma metodologia de abordagem que foi transformada em um programa de governo no Rio de Janeiro, com o nome “Papo de Responsa”. O policial resolveu nadar contra a corrente e num “ato de coragem” iniciou um movimento que está repercutindo inclusive no Rio Grande do Sul. Recentemente foi assinado um convênio com a Secretaria de Segurança do Estado que permitiu incluir o treinamento na metodologia de ensino da Acadepol – Academia de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul. Os policiais treinados ficam habilitados a realizarem a interlocução com adolescentes e jovens em escolas e comunidades de modo mais humanizado e eficiente.
IV Semana Municipal de prevenção às Drogas
O treinamento realizado em Santo Ângelo fez parte da IV Semana Municipal de prevenção às Drogas, lançada oficialmente no Brique da Praça no último domingo, dia 22 e segue até amanhã com atividades voltadas ao público jovem, profissionais da Saúde, policiais e comunidade em geral. Foi organizada pelo Conselho Municipal Antidrogas de Santo Ângelo, presidida pelo Delegado Aposentado Cairo Adalberto Ribeiro. A delegada Luciana Cunha da Silva e a Policial Luciana Cunha da Silva foram articuladoras para trazer o palestrante para Santo Ângelo.
Beto Chaves teve um “Papo de Responsa” com alunos do PROERD no Auditório da Faculdade CNEC. No Colégio Missões a palestra foi para os alunos do ensino médio da rede estadual.
Hoje o “Papo de responsa” será na Escola Municipal Antônio Manoel, José Alcebíades e Miguel Bosniak. No centro Municipal de Cultura as 19h30min o diálogo será para profissionais da saúde e famílias.
Na quinta-feira, dia 26, a programação alcança alunos do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi pela manhã e a tarde com início as 13h30min com a equipe diretiva, pedagógica, supervisores e CIPAVE. E, por fim, às 19h30min, no Auditório do CNEC alunos do ensino médio e superior participam das atividades da Semana Municipal de Prevenção às Drogas com o Papo de Responsa.