Coroas e facetas dentárias de porcelana prontas em apenas duas horas

Aurum investe na tecnologia CAD/CAM e reduz drasticamente o tempo de confecção das próteses de porcelana, conhecidas como coroas ou facetas

567 0

Aurum investe na tecnologia CAD/CAM e reduz drasticamente o tempo de confecção das próteses de porcelana, conhecidas como coroas ou facetas

Dr. Vinícius Felipe Wandscher especialista em Prótese Dentária
Dr. Vinícius Felipe Wandscher especialista em Prótese Dentária

As coroas de porcelana são consideradas eficientes para recompor a arcada dentária, mas com a técnica tradicional podem levar até um mês para ficarem prontas e instaladas no paciente. Mas uma tecnologia inovadora (CAD/CAM) adquirida pela Aurum em Santo Ângelo permite que o paciente demore apenas duas horas para sair com suas próteses prontas e ajustadas.

Dr. Vinícius esclarece que isso é possível com o uso de um conjunto de tecnologias compostas por um scanner, que permite formar a imagem 3D das arcadas dentárias completas, uma fresa computadorizada que esculpe a peça e um forno, onde são feitos os ajustes estéticos da nova coroa (dente).

Dr. Vinícius Felipe Wandscher é especialista em Prótese Dentária e, quando fez o Doutorado na mesma área, estudou durante um ano na Universidade de Bolonha, na Itália, onde aprendeu a operar um equipamento semelhante. Ele declara que sempre quis trazer a tecnologia para o Brasil e está muito satisfeito com a possibilidade de ofertar na Aurum este inovador serviço, pois evita que o paciente vá muitas vezes ao consultório para sair com a coroa ajustada. Antes desta técnica, eram necessárias de 3 a 5 consultas

Saiba como é possível reduzir drasticamente o tempo de confecção de peças em porcelana (coroas, facetas ou lentes de contato dental)

O scanner permite digitalizar em detalhes a anatomia das arcadas dentárias e as imagens em três dimensões (3D) são projetadas em uma tela. O software que compõe o sistema ajuda reconstruir a imagem do novo dente. Uma das vantagens que otimiza o tempo é que o programa analisa as características da arcada dentária do paciente e já apresenta uma sugestão de coroa, mas o dentista pode fazer todos os ajustes e redimensionamento por meio de ferramentas digitais, o que sempre ocorre.

1645044078819 (Copy)

Depois de feitos os ajustes de modo digital, enquanto o paciente se distrai na sala de espera, Dr. Vinícius manda o arquivo para a fresadora, que vai esculpir a partir de um bloco de porcelana, especialmente projetado para isso, a nova coroa. A peça também pode ser “esmaltada” na cor mais semelhante possível aos demais dentes do paciente. Depois deste processo, que não leva mais do que duas horas, resta apenas cimentar e reconstituir o sorriso do paciente. O resultado é um dente novo com excelente estética e resistência.

A sigla do equipamento CAD/CAM é a abreviatura de computer-aided design / computer-aided manufacturing. Para um entendimento mais simples, é possível dizer que o processo usa técnicas de desenho e manufatura assistidos por computador que agilizam o processo de confeccionar algo tão personalizado quanto um dente, que guarda características únicas do paciente.

Antes disso, um molde idêntico à arcada dentária era moldada e enviada para laboratórios especializados, lá era confeccionada a nova coroa e quando retorna para o consultório, ajustada conforme a necessidade do paciente, e isto poderia durar de 3 a 5 visitas ao dentista.

Para agendamento na Clínica Aurum, o telefone é (55)999791244 e o endereço é Rua Duque de Caxias 105.

Texto e Edição – Marcos Demeneghi | Jornalista

Neste artigo

Participe da conversa