Gramado ganhou o título de cidade mais florida do Brasil e Márcio Pottratz coordena a equipe do horto municipal de Gramado onde se produz 560 mil mudas anualmente, fornecendo flores para colorir a cidade e encantar cerca de 6 milhões de turistas que passam pela Serra Gaúcha todos os anos. Ele é o responsável pelo planejamento, cultivo, projeto ornamental dos canteiros, de avenidas, praças e parques públicos da cidade. Na noite de quinta-feira, dia 17, dividiu sua experiência com os santo-angelenses que lotaram o Auditório do Centro Municipal de Cultura, em atividade coordenada pela Secretaria de Turismo do Município.
Marcio afirma que a cidade deve estar “Bonita agora”, pois o turista vai registrar a foto com o melhor ângulo, eternizando a imagem mais colorida de gramado, contudo, usa 1060m² de estufa, complementada com área de adaptação de plantas ao ar livre, onde são produzidas as mudas para a execução de um projeto minuciosamente planejado, que atende a demanda da cidade.
No encontro aconselhou que seja feito um mapeamento de cada canteiro e floreira de Santo Ângelo, descobrindo o tipo de solo e condições climáticas para realizar as correções necessárias . Sugeriu utilizar o conhecimento desenvolvido nas universidades para que o trabalho seja mais eficiente.
Participaram do encontro representantes da Secretaria de Turismo, Agricultura, Cultura, 14ª CRE, Movimento Tradicionalista, Sindilojas, Câmara de Vereadores, IF – Farroupilha, URI – Universidade Regional Integrada por meio da coordenação e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, entre outas pessoas que lotaram o auditório do Centro Municipal de Cultura.
Na manhã de sexta-feira, Márcio ainda presenciou a formalização de uma parceria entre o IF Farroupilha e administração municipal. Por meio do curso técnico em agricultura, a direção manifestou a intenção de criar um viveiro de plantas ornamentais.
Confira algumas ações a serem empreendidas para alcançar o objetivo de produção que atenda a demanda:
Estudo, Planejamento e trabalho em busca do resultado
Levar em conta o calendário de eventos do município;
Descobrir a demanda exata de cobertura;
Realizar um estudo de espécies adaptadas a região;
Fazer um projeto paisagístico adequado com a história e cultura da cidade;
Preparar as plantas para as variações climáticas, evitando que morram e desperdice recursos públicos;
Usar substrato adequado;
Usar sementes híbridas;
Realizar análise de solo;
Fertilização que garanta resistência e floração abundante.